Vestiário FC #13 – Paulista
Fundado em 1909 por funcionários da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, o Paulista de Jundiaí é um dos vários clubes do estado de São Paulo que tem origem nas ferrovias que permitiram o desenvolvimento do país logo no início do Século XX. Enquanto clubes como Ferroviária, Noroeste e Nacional tiveram seu período de ouro nos primeiros de anos do profissionalismo, com o Paulista foi diferente: o Galo do Japi oscilou por anos entre as duas principais divisões do futebol paulista e só foi ter seu lugar ao sol de vez na década de 2000.
As parcerias feita com Lousano e Parmalat nos anos 90 renderam frutos. O clube saiu da Série A3 para a Série A1 do Campeonato Paulista e chegou à Série B nacional após conquistar a Série C em 2001. Quatro anos depois, veio a maior glória do clube: a conquista da Copa do Brasil em uma trajetória digna de filme, na qual o Paulista de Jundiaí eliminou seis clubes da Série A (Juventude, Botafogo, Internacional, Figueirense, Cruzeiro e Fluminense) até conquistar o troféu. No ano seguinte, a histórica participação na Copa Libertadores, com direito a uma vitória por 2×1 sobre o River Plate no Estádio Dr. Jayme Cintra.
No entanto, a boa fase durou pouco tempo, culminando na queda para a Série C do Campeonato Brasileiro em 2007 e em campanhas irregulares no Campeonato Paulista. O Paulista nunca mais se recuperou e entrou em uma espiral descendente, sendo rebaixado na Série A1 do Campeonato Paulista em 2014, na Série A2 em 2016 e na Série A3 em 2017. O 6º lugar obtido no Campeonato Paulista da Segunda Divisão em 2018 foi o ponto mais baixo da história centenária do tricolor de Jundiaí. Havia a esperança de que 2019, ano da camisa que ilustra esse post, seria diferente e bem melhor para o Paulista.
As camisas produzidas pela Deka seguiram o padrão conhecido do Paulista: a camisa principal possuía o tricolor do clube em listras verticais, enquanto a camisa visitante era predominantemente branca com detalhes em preto e vermelho; as camisas de jogo incluíam o patrocínio da fabricante de polpas DeMarchi através de seu produto Açaí Sport. O ano começou com a Copa São Paulo de Futebol Júnior, competição na qual Jundiaí foi sede do grupo 18. A abertura da competição aconteceu em Jundiaí no dia 2 de janeiro, com uma partida preliminar (Paulista 0x0 Red Bull Brasil) e o jogo de fundo (Vila Nova 2×3 Porto de Caruaru).
Não foi uma boa campanha do Galo do Japi. O clube da cidade sede do grupo 18 empatou com o Porto por 1×1 e na rodada decisiva perdeu para o Vila Nova por 3×2, concluindo a participação do clube ainda na fase inicial. Red Bull e Porto avançaram e o algoz de ambos na competição foi o Corinthians, que goleou o time caruaruense por 6×0 na segunda fase e eliminou o Red Bull Brasil nos pênaltis em jogo válido pela terceira fase.
O Paulista jogou a edição de 2019 da Segunda Divisão do campeonato estadual, mas não foi com a mesma camisa da época da Copinha. O acordo foi desfeito antes da disputa do quarto nível estadual e o Galo do Japi foi campeão daquele torneio usando outro jogo de camisas, esse fornecido pela D10 Sports e que não abandonou a ideia da primeira camisa tricolor e da segunda camisa predominantemente branca¹.
Após conquistar o troféu e o acesso junto do Marília, o Paulista participou da Série A3 em 2020. A crise financeira e a má campanha deixaram o clube na lanterna da competição, jogando-o de volta para a Segunda Divisão do Campeonato Paulista, competição que o Galo do Japi está disputando atualmente.