Vestiário FC #18 – Argélia

Vestiário FC #18 – Argélia
Foto: arquivo pessoal

A Copa do Mundo de 2010 marcava o retorno de algumas seleções à principal competição do futebol internacional. A Argélia era uma dessas seleções, retornando 24 anos após sua última participação. Aquela geração tinha dois grandes jogadores, o atacante Rabah Madjer e o meia Lakhdar Belloumi. Em 2010, o elenco argelino não possuía nenhum destaque individual e havia chegado à Copa do Mundo após uma classificação dramática diante do Egito.

A camisa retratada nesse post foi feita pela Puma para as Raposas do Deserto. Trata-se do primeiro uniforme argelino feito pela fornecedora alemã após seis anos de parceria com a francesa Le Coq Sportif. Enquanto a camisa número 1 utilizada pela Argélia naquele ano era um modelo branco, a camisa 2 era um modelo verde como o da foto, e ambas possuíam uma representação da bandeira argelina no lado direito do peito e o símbolo da Federação Argelina de Futebol no lado esquerdo. A ideia de inserir uma faixa diagonal em um dos lados da camisa foi um padrão largamente utilizado por seleções africanas que vestiam Puma naquele período, como Egito, Costa do Marfim e Moçambique.

Embora trate-se de um modelo feito com foco na Copa do Mundo de 2010, a camisa foi utilizada pela primeira vez na Copa Africana de Nações, disputada no mês de janeiro daquele mesmo ano em Angola. Embora tenha sofrido uma derrota por 3×0 para Maláui na estreia, a Argélia conseguiu se classificar para a fase final aos trancos e barrancos. O choque de realidade veio na semifinal, quando os Guerreiros do Deserto sofreram uma derrota ainda maior para o Egito, essa de 4×0. Ainda antes da Copa do Mundo, a Argélia sofreu duas derrotas em amistosos para Irlanda e Sérvia e obteve uma vitória por 1×0 sobre os Emirados Árabes Unidos.

Foto: reprodução/Goal.com

Na África do Sul, a Argélia esteve presente no grupo C junto de Inglaterra, Estados Unidos e Eslovênia. A estreia aconteceu contra os balcânicos em um jogo fraco e coube a Robert Koren marcar o gol que deu aos eslovenos a sua primeira vitória em mundiais. No jogo seguinte, as Raposas do Deserto enfrentaram a Inglaterra e saíram da Cidade do Cabo com um honroso empate sem gols. A Argélia entrou na última partida com remotas chances de se classificar, ao contrário de seu adversário, os Estados Unidos. A seleção americana pressionou ao longo de todos os 90 minutos e conseguiu fazer o gol da vitória nos acréscimos da segunda etapa, um tento marcado por London Donovan que classificou os Estados Unidos à fase final de uma Copa do Mundo pela primeira vez em 80 anos.

O uniforme criado pela Puma também foi utilizado no final de 2010 e ao longo de todo o ano de 2011. Os resultados não foram animadores mais uma vez: nas eliminatórias para a Copa Africana de Nações de 2012, a Argélia sofreu duras derrotas para a República Centro-Africana (2×0 em Bangui) e para o Marrocos (4×0 em Marrakesh), não conseguindo a vaga na competição que foi disputada no Gabão e na Guiné Equatorial. Apesar do desempenho decepcionante, a Argélia já dava sinais que uma de suas melhores gerações se aproximava do auge, obtido nos anos seguintes ao retorno à Copa do Mundo.

Foto: arquivo pessoal

João Pedro

Embora não faça nenhum curso relacionado ao jornalismo, vê na escrita de textos uma forma de externar sua paixão sobre o esporte. Esteve por dois anos na equipe de esportes da Rádio do Comércio de Barra Mansa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *