Futebol brasileiro supera marca de 700 clubes em atividade no ano de 2022
Após duas temporadas anormais para os padrões brasileiros devido a pandemia de covid-19, o ano de 2022 significou para muitos clubes uma possibilidade de contar novamente com a torcida nas arquibancadas e renovar o ânimo do bairro ou cidade com a equipe local. Um outro indício da chegada desse cenário positivo em nosso futebol é o número de clubes em atividade, que ultrapassou a marca de 700 equipes. Trata-se de uma marca relevante e que não foi alcançada desde no mínimo a temporada 2010. Segundo o levantamento feito pela equipe do Contra-Ataque e que considera todos os clubes que participaram de ao menos uma partida de uma competição de nível profissional promovida por alguma federação estadual, 718 clubes estiveram presentes nas divisões e/ou copas de seus respectivos estados ao longo de 2022.
A marca de 718 clubes significa um aumento de 8,3% se comparado ao número de 663 equipes alcançado em 2021. Outro número que aumentou foi o de clubes que disputaram cinco jogos ou menos na temporada: se em 2021 21 equipes se encaixaram nesta estatística, 54 equipes alcançaram a marca em 2022, um aumento de 157%. Entre os 54 times, vamos do Sul ao Norte do país, desde o gaúcho 12 Horas que disputou quatro jogos na Copa FGF aos rondonienses Guaporé, Ji-Paraná e Vilhenense, que disputaram duas partidas na Série B de seu estadual. Os maranhenses Expressinho e Santa Quitéria também alcançaram a marca de apenas dois jogos disputados em 2022.
Apesar da marca relevante e que mostra a força do futebol brasileiro como um grande revelador de atletas, existem alguns pontos que necessitam de maior atenção pelas entidades que organizam o futebol brasileiro. O primeiro e o mais evidente, como detalhado anteriormente, diz respeito ao calendário de algumas equipes. Duas, três ou cinco partidas não formam um calendário de sequer dois meses, não atraem a torcida o bastante, não gera dinheiro aos clubes e isso pode se tornar mais adiante um ciclo vicioso, no qual as equipes não são competitivas pela ausência de público e o público não comparece pela ausência de atividade destas equipes.
Por outro lado, um país no qual existe um número tão relevante de equipes profissionais abre margem para a presença de elementos perniciosos no futebol, que sabem da fragilidade financeira de clubes e atletas e manipulam resultados. As federações estaduais precisam realizar a vigilância dessas competições com olhos críticos para evitar situações vistas nas divisões inferiores do futebol brasileiro em 2022, como a cobrança de um pênalti em direção a linha lateral do campo ou a marcação deliberada de um gol contra.
O estado de São Paulo segue como líder absoluto do número de equipes em atividade. Na temporada 2022, 84 clubes integraram as quatro divisões estaduais, um aumento se comparado aos 78 times ativos em 2021. Associações tradicionais como Francana, Jabaquara e União São João voltaram ao cenário estadual em 2022. O futebol carioca ocupa a segunda colocação, com 57 equipes em atividade no ano de 2022, uma a menos se comparado com o dado de 2021.
Ocupam as posições seguintes os estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pará. Enquanto os dois últimos estados mantiveram números similares aos encontrados em 2021, Minas Gerais apresentou um crescimento considerável graças à Segunda Divisão local, que passou de 15 para 23 participantes. É o caso de North Esporte Clube e Valério, que estão presentes na foto que ilustra esse texto. Ao todo, Minas Gerais passou de 39 para 47 equipes em atividade. O estado de Pernambuco, que passou de 24 para 32 clubes ativos em suas Séries A1 e A2, também apresentou crescimento considerável neste indicador.
Nas cinco últimas posições do levantamento, temos a presença de estados menos tradicionais e com poucas equipes relevantes nacionalmente. Das cinco federações, três nunca tiveram uma equipe na Série C desde a reformulação da divisão em 2009. Pelo terceiro ano consecutivo, Roraima apresenta o menor número de equipes em atividade ao longo de um ano – apenas seis clubes disputaram o torneio local em 2022.
Os dados gerais estão dispostos abaixo. Para facilitar a visualização, fizemos um recorte por região e dividimos a região Nordeste em dois gráficos para melhor compreensão.
2022: 718 clubes ativos
2021: 663 clubes ativos
2020: 576 clubes ativos
2019: 649 clubes ativos
2018: 646 clubes ativos
2017: 615 clubes ativos
2016: 605 clubes ativos