Caldense afunda no Campeonato Mineiro e preocupa o torcedor
A Associação Atlética Caldense é um dos times mais tradicionais do interior mineiro e podemos dizer que desde 2000 é o time de fora da capital que mais colecionou bons momentos no estadual. Com campanhas extremamente positivas o time de Poços de Caldas era figura certa entre os seis primeiros colocados do Campeonato Mineiro, mas nesse ano o barco não navegou da mesma forma.
Na Caldense a certeza é de uma coisa, a maioria do investimento do clube vai para o Mineiro e o que resta é destinado a disputa da Série D, mas mesmo com campanhas muito boas na elite do estadual o time não consegue repetir o mesmo nível na quarta divisão nacional e sempre decepciona, fazendo campanhas abaixo da média. Nesse ano a situação se agravou tanto que o clube abdicou de disputar a Série D 2023 alegando não ter conseguido parceiros e que não queria “disputar por disputar”. Uma decisão acertada mas que mostra como o clube está parado no tempo, já hoje os times que disputam somente estaduais estão fadados ao fracasso no longo prazo portanto disputar divisões nacionais é muito importante para poder alçar voos mais altos e conseguir melhor estrutura.
No Campeonato Mineiro 2023 o planejamento começou da forma que costuma iniciar, o time foi um dos primeiros a começar a treinar e montar seu elenco que nesse ano foi um pouco mais modesto, mas a expectativa era que mesmo que não fosse um elenco estrelado a pré-temporada alongada seria o suficiente para compensar, assim como já aconteceu em outros anos. Mas não foi assim, o clube somou apenas quatro pontos em sete jogos e está muito perto de ir para o Triangular de Rebaixamento. Dentro de campo o time apresenta muitas limitações e o time só melhora com lampejos individuais de Mayco Félix ou Marcelino. Até aqui a Caldense já demitiu o treinador Gian Rodrigues e o atual comandante Thiago Oliveira já está na corda bamba.
A derrota para o Cruzeiro hoje foi a quinta do campeonato, para quem viu a Caldense ser semifinalista em vários anos anteriores, o resultado atual é uma surpresa, mas talvez para quem acompanha o dia a dia do clube não. O clima entre diretoria e torcida é muito ruim e isso é possível ver nas próprias redes sociais do clube.
De qualquer maneira, é muito preocupante ver a decadência de um clube tradicional que só vai jogar em 2024 após o fim desse campeonato e que se não se ajeitar em campo possui boas chances de cair para o Módulo II. A Veterana não é a mesma de outrora e isso serve de exemplos para outros clubes brasileiros que pensam ser suficiente jogar apenas o estadual.