O Dia Que a Ilha de Páscoa Fez História

O Dia Que a Ilha de Páscoa Fez História

 

 

 

 

 

 

 

Ilha de Páscoa, também conhecida como Ilha Rapa Nui: uma das províncias do Chile, porém localizada a mais de 3700 quilômetros da costa chilena. Essa afastada e pequena (conta com cerca de 5000 habitantes) e conhecida por suas enigmáticas estátuas de pedra possui uma autonomia com constituição própria, uma língua secundária e uma seleção de futebol. Mas não se trata de uma seleção comum, mas sim uma vinculada a CONIFA, uma confederação formada por regiões autônomas, etnias e países não federados a FIFA. As seleções da CONIFA possuem um status diferentes, pois além de disputar apenas os campeonatos continentais e mundiais da Federação, as equipes podem disputar o campeonato nacional de seu país, e assim aconteceu com Rapa Nui.

Em 2009, a Ilha, considerada o destino turístico mais isolado do mundo, se aproximou do continente para disputar a Copa Chile, campeonato equivalente a nossa Copa do Brasil. Em uma ação para dar visibilidade ao futebol da região, a Federação Chilena de Futebol colocou o Colo Colo, um dos três grandes do país para enfrentar o esquadrão do Oceano Pacífico. Vale ressaltar que antes dessa histórica partida, Ilha de Páscoa tinha disputado apenas duas partidas, ambas contra o território ultramarino chileno de Juan Fernandes e em ambas foi derrotada, sendo a primeira por 5 x 4 e a segunda por um sonoro 16 x 0.

No dia 5 de agosto, o estádio Hanga Roa, localizado na cidade que dá nome ao campo, e único município do território, estava mais lotado que nunca, o país inteiro estava com os olhos virados para o pequeno território do Pacífico. Antes da partida, a seleção fez a tradicional dança polinésia do Hakka para intimidar os “Albos”, porém a diferença entre o nível das duas equipes, sendo a seleção formada somente por atletas amadores, deu uma vitória fácil para o Colo Colo, ganhando por 4 x 0, mas não impedindo o povo Rapa Nuii de fazer história.

Theo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *