Um mapa interativo com todos os clubes que jogaram o Campeonato Carioca moderno
O final da década de 1970 foi marcante para o futebol do estado do Rio de Janeiro. Após mais de 60 anos de separação entre o Campeonato Carioca, disputado entre os clubes da capital, e o Campeonato Fluminense, voltado às equipes do interior, finalmente acontecia a fusão entre a Federação Carioca de Futebol e a Federação Fluminense de Desportos, formando a atual Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.
A fusão também se fez presente dentro de campo. O novo Campeonato Carioca foi disputado pela primeira vez em 1979 e com a presença de 18 clubes, os 12 que disputavam o antigo Campeonato Carioca (Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama, Botafogo, America, Madureira, Bangu, Bonsucesso, Olaria, Portuguesa, São Cristóvão e Campo Grande) e seis equipes da antiga FFD (Volta Redonda, Americano, Goytacaz, Niterói, Fluminense de Nova Friburgo e Serrano).
O campeonato mais inchado da história moderna passou por duas reduções nos anos seguintes: as 18 equipes de 1979 passaram a ser 14 em 1980 (após a disputa de uma seletiva) e finalmente 12 em 1981. Desde então, o número de participantes da principal divisão sempre variou entre 12 e 16 clubes. Em 1980 houve a criação dos segundo e terceiro níveis e em 1991 a quarta divisão foi estabilizada de um modo informal.
Antes da apresentação do mapa, é preciso destacar que as nomenclaturas das divisões variaram e muito ao longo dos anos. O atual segundo nível já foi Segunda Divisão, Divisão Intermediária, Módulo Extra, Série B e só passou a se chamar Série B1 em 2017. A mesma coisa com a antiga Terceira Divisão, que já foi Segunda Divisão, Divisão Intermediária, Série C e é Série B2 desde 2017. 2017 também foi o ano de recriação da Série C, atual quarto nível, que já foi Segunda, Terceira e Quarta Divisão.
Da mesma forma, para melhor interpretação das divisões ao longo dos anos, foi necessário fazer dois ajustes. O primeiro se refere ao grupo B que houve na Primeira Divisão entre 1991 e 1993. Composto majoritariamente de clubes de menor expressão e deixado de lado pela mídia, ele foi considerado como “2ª divisão” nessa faixa de tempo. Da mesma forma, consideramos que o Torneio Amistoso da FERJ, campeonato sem promoção ou rebaixamento disputado em 2014 e 2016, valeu como a quarta divisão naqueles anos.
Com a reestruturação do futebol carioca prevista para 2021, teremos novas nomenclaturas. A primeira divisão será Série A1, a segunda divisão passará a ser a Série A2, a terceira se tornará Série B1 e a quarta passará a se chamar Série B2. Confuso? Nada muito diferente do que vem sendo feito nos últimos anos.
Podemos ver a concentração de clubes na capital – algo mais do que esperado, vale ressaltar – e também a presença de muitas equipes que não estão mais filiadas à FERJ mesmo após disputar por vários anos as divisões inferiores, caso do Rubro Social e do Rio das Ostras. Uma coisa podemos garantir: muitas dessas equipes ficaram escondidas por um bom tempo após jogarem um punhado de edições das divisões inferiores há 15 anos ou mais e passaram despercebidas pelo público. É uma chance para conhecer muitas equipes novas.
Aproveitem!
Créditos dos dados e escudos: RSSSF Brasil, Wikipédia, Cacellain, FutRio e acervo pessoal