Estadual FC: Azuriz

Estadual FC: Azuriz
Créditos: Rodrigo Araújo/Maringá FC

A partir desta segunda-feira (15), o Contra-Ataque apresenta o Estadual Futebol Clube, uma série de textos que serão distribuídos ao longo da semana. Abordaremos a preparação de cinco clubes que disputam no máximo a elite de seu estado. Alguns tem somente a participação em sua respectiva primeira ou segunda divisão estadual ao longo do ano, enquanto outros tem a possibilidade de jogar a copa estadual em 2021. O segundo clube da série é o Azuriz Futebol Clube, sediado em Marmeleiro, município paranaense que faz divisa com o estado de Santa Catarina.

A gralha-azul é uma das principais aves do Sul do país. Seu habitat é a floresta de araucárias da região, bastante presente nos estados de Santa Catarina e do Paraná. O simbolismo da ave para os paranaenses é grande a ponto da gralha-azul ser a ave símbolo do estado de acordo com uma lei estadual da década de 1980. Na língua inglesa, a gralha-azul ganhou o nome de “azure jay”, que faz referência à cor e ao tamanho da ave. Foi essa a inspiração para a concepção do nome do Azuriz Futebol Clube, equipe do interior paranaense que irá debutar na Primeira Divisão local em 2021.

Por ser um clube recém-formado, a primeira interrogação que aparece na cabeça do torcedor está relacionada ao surgimento do clube. O projeto teve início em 2016 na Flórida, estado americano que sediava a Florida Cup. Em uma reunião de negócios, o economista Pedro Weber se interessou com a metodologia de um projeto e esse método tinha ideias similares às dele sobre formação de jogadores. Robson Ramos, a outra parte envolvida na fundação do Azuriz, já tinha um projeto de futebol a nível amador no sudoeste paranaense e como as intenções se coincidiram, o projeto ganhou corpo e nasceu em um espaço de pouco mais de 12 meses.

Dentro do departamento profissional, o sucesso chegou rapidamente. A estreia aconteceu em 2019 na Terceira Divisão do Paraná. O quarto lugar obtido foi insuficiente para conquistar o acesso dentro de campo, mas as desistências de Arapongas e Foz do Iguaçu habilitaram a participação da equipe na Segunda Divisão. Antes das desistências o departamento profissional já havia anunciado a mudança de Marmeleiro (onde a equipe jogava no Estádio Wilson Henrique) para Pato Branco, município ausente do futebol paranaense desde 2016 e que fica a 40 minutos do município original do clube.

Dessa forma, todas as partidas disputadas pela Gralha-Azul como mandante em 2020, incluindo a goleada de 4×0 sobre o Apucarana, ocorreram no Estádio Os Pioneiros. O campo de Pato Branco também viu o gol agônico sobre o Rolândia que classificou o Azuriz às semifinais e rebaixou o REC e foi sede das partidas de ida do mata-mata da competição, que foi ganha pela equipe patobranquense após superar o Maringá na final.

“A relação é recente, mas como toda a Segunda Divisão foi sem torcida nós não temos uma ideia sobre como o torcedor irá acolher o clube”, conta Marcos Weber, radialista da região que foi a voz de grande parte da campanha do clube no segundo nível paranaense. Apesar da falta de dados precisos sobre comparecimento e apoio, Marcos destaca que o número de novos sócios e de venda de camisas no município de Pato Branco aumentou bastante nos últimos meses.

A preparação para a primeira participação de uma equipe de Pato Branco na elite do Paraná em 29 anos começou em janeiro, com a apresentação de parte do elenco e a realização de testes de covid-19 em todos os jogadores e funcionários. O plantel que será comandado por Fabiano Daitx ainda não está 100% formado e será anunciado no dia 19 de fevereiro junto com os patrocinadores. Alguns nomes já são conhecidos desde o início dos treinos que a equipe vem fazendo desde janeiro, com uma mescla entre remanescentes do elenco de 2020 e contratações como o zagueiro Vinícius Guarapuava e o volante Vacaria.

Os treinos vem ocorrendo no CT Gralha Azul, situado em Marmeleiro. A estreia do Azuriz na temporada 2021 ocorrerá dia 28 de fevereiro, às 16h, contra o Operário Ferroviário em Ponta Grossa. O Azuriz visitará o Couto Pereira no duelo contra o Coritiba e receberá o Athletico no Estádio Os Pioneiros. Até o presente momento, não há nenhuma confirmação da transmissão do Campeonato Paranaense na TV ou streaming.

O Campeonato Paranaense será disputado por 12 clubes: Athletico, Azuriz, Cascavel CR, Cianorte, Coritiba, FC Cascavel, Londrina, Maringá, Operário Ferroviário, Paraná, Rio Branco e Toledo. A primeira fase será disputada em turno único no sistema todos contra todos. Os oito primeiros avançam ao mata-mata, que é disputado inteiramente em ida e volta até a definição do campeão. Os dois piores colocados da primeira fase serão rebaixados.

Dados do clube

Azuriz Futebol Clube
Fundação: 30 de agosto de 2017
Endereço: Linha Faxinal do Campo Erê, Zona Rural – Marmeleiro, PR
Estádio: Os Pioneiros (1500 lugares)
Telefone: (49) 3655-1451
Site: www.azuriz.com.br
Material esportivo: Umbro

João Pedro

Embora não faça nenhum curso relacionado ao jornalismo, vê na escrita de textos uma forma de externar sua paixão sobre o esporte. Esteve por dois anos na equipe de esportes da Rádio do Comércio de Barra Mansa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *