Estadual FC: JC de Itacoatiara

Estadual FC: JC de Itacoatiara
Créditos: Marcos Mendonça/JC de Itacoatiara

A partir desta segunda-feira (15), o Contra-Ataque apresenta o Estadual Futebol Clube, uma série de textos que serão distribuídos ao longo da semana. Abordaremos a preparação de cinco clubes que disputam no máximo a elite de seu estado. Alguns tem somente a participação em sua respectiva primeira ou segunda divisão estadual ao longo do ano, enquanto outros tem a possibilidade de jogar a copa estadual em 2021. O quarto clube da série é o JC Futebol Clube, equipe de Itacoatiara, terceira cidade mais populosa do Amazonas.

O futebol amazonense viu nos últimos anos a chegada de inúmeros clubes novos no futebol profissional. O Manaus é o principal expoente de uma leva de clubes que contém Atlético Amazonense, Nacional Borbense, Amazonas e o mais recente de todos, o JC Futebol Clube de Itacoatiara, única equipe estreante no Campeonato Amazonense 2021.

Apesar da filiação na Federação Amazonense apresentar fevereiro de 2019 como data de fundação, o clube é um pouco mais antigo. “O JC foi fundado em 2017 e participava de campeonatos amadores e de futsal, até que surgiu a oportunidade de se profissionalizar – e assim foi feito”, conta Fernando Lage, gerente de futebol da equipe. O JC é oriundo de João Carlos, nome do fundador e proprietário do clube.

A estreia no profissional aconteceu em 2020, quando o clube disputou a Segunda Divisão local. A única derrota aconteceu no jogo de estreia, disputado em Itacoatiara contra o Tarumã. Na sequência, o Tigre da Velha Serpa venceu Rio Negro, Clipper e Atlético e empatou com o CDC de Novo Aripuanã. Nas semifinais, uma vitória magra sobre o Tarumã garantiu o acesso do JC, que foi vice-campeão após perder a final para o Clipper nos pênaltis.

O sucesso não se resume ao futebol masculino. O clube também conquistou títulos no futsal e estava na final do Campeonato Amazonense Feminino, mas um recurso do 3B da Amazônia suspende desde dezembro a final que seria disputada entre o JC de Itacoatiara e o Recanto da Criança.

Preparando-se desde janeiro, o JC manteve o treinador português Paulo Morgado para o Amazonense 2021. Há uma grande expectativa em Itacoatiara relacionada ao desempenho do novo clube, que espera chegar às fases finais do estadual, e também com relação ao confronto entre os dois clubes do município, o novato JC e o tradicional Penarol, bicampeão amazonense em 2011 e 2012.

A preparação foi feita no centro de treinamento do clube, localizado na rodovia AM-010. O local também foi sede da apresentação do elenco, realizada no dia 11 de fevereiro. 23 jogadores compõem o plantel do JC:
Goleiros: Bruno Rocha e João Albano
Laterais: Raphael Sabella, José Gomes e Heider Fidélis
Zagueiros: Henrique Mumu, Alex Silva, Paulo da Cunha, Jefferson Siqueira, Matheus Cantuário e Josilvaldo Clarindo
Volantes: João Marcos, Clebson Boca, Jeferson Negueba e Pedro Paulo
Meias: Cristian Gomes, Eldem na Praia e Rosivaldo Claudino
Atacantes: Wagner Balotelli, Jean Batista, Diego Victor, Vinícius Rangel e Zidane Oliveira

O Campeonato Amazonense será disputado a partir do final de fevereiro por 10 equipes: Amazonas, Clipper, Fast Clube, Iranduba, JC, Manaus, Nacional, Penarol, Princesa do Solimões e São Raimundo. Na primeira fase, todos se enfrentam em turno único e os oito primeiros avançam para o mata-mata, que é disputado inteiramente em ida e volta. Não haverá rebaixamento.

Dados do clube

JC Futebol Clube
Fundação: 11 de fevereiro de 2019
Endereço: Rua Dr. Luzardo de Melo, 2168, Centro – Itacoatiara, AM
Estádio: Floro de Mendonça (5000 lugares)
Site: www.jcfutebolclube.com.br
Material esportivo: GT (marca própria)
Patrocinadores: Prefeitura de Itacoatiara, Prefeitura de Urucurituba, Grupo JC, Sicoob, Panificadora Tutti Pane, Universo das Tintas, Fábrica de Gelo Ferreira e Central Gás

João Pedro

Embora não faça nenhum curso relacionado ao jornalismo, vê na escrita de textos uma forma de externar sua paixão sobre o esporte. Esteve por dois anos na equipe de esportes da Rádio do Comércio de Barra Mansa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *