Vestiário FC #9 – Athletic Club
Fundado em 1909, o Athletic Club de São João del Rei é uma camisa tradicional do futebol do interior mineiro. O clube são-joanense tem um grande histórico no esporte de sua região, mas nem sempre esteve no futebol profissional: um hiato de quase 50 anos marcou a saída e o retorno do Esquadrão de Aço aos gramados mineiros.
Apesar de ser um dos clubes mais antigos do estado, o Athletic demorou 47 anos para fazer sua estreia nas competições promovidas pela FMF (Federação Mineira de Futebol). Segundo o acervo da RSSSF Brasil, a primeira competição disputada pelos alvinegros de São João del Rei foi a segunda divisão mineira de 1966. Embora fosse um dos principais clubes do Campo das Vertentes, o Athletic Club nunca brigou de fato pelo acesso.
O vice-campeonato da terceira divisão em 1969 garantiu o acesso duplo: com a Lei do Acesso revogada pelo CND (Conselho Nacional de Desportos), não haveria mais acesso e descenso nos campeonatos estaduais. A solução encontrada pela Federação Mineira foi condensar as três divisões do estado em uma só – e assim o Athletic estreou na elite do Campeonato Mineira, caindo na fase preliminar. Após a eliminação, o Esquadrão de Aço entrou na inatividade, permanecendo fora das competições até 2018, ano em que retornou ao profissional.
A camisa apresentada na arte acima é da temporada 2019, marcada pela estreia do Athletic no Módulo II. Após o vice-campeonato da Segunda Divisão (na prática o terceiro nível) obtido em 2018, o alvinegro de São João del Rei retornava ao segundo escalão mineiro. Para aquela temporada, a Kickball preparou três camisas para o Athletic: a primeira (a camisa da arte), listrada; a segunda, branca com detalhes na cor cinza e a terceira, totalmente preta.
A fórmula de disputa do Módulo II seguiu o padrão de anos anteriores: as 12 equipes se enfrentariam em turno único, com as quatro primeiras avançando às semifinais e as duas últimas sofrendo o rebaixamento. Após a desistência do Tricordiano, o Módulo II foi disputado por 11 clubes e somente um descenderia à Segunda Divisão.
No dia 9 de fevereiro de 2019, o Estádio Joaquim Portugal recebeu a estreia do Athletic no Módulo II em uma partida contra o Democrata de Governador Valadares. Após levar um gol no início do primeiro tempo, o Esquadrão de Aço virou o placar diante de sua torcida com gols de Bruno Gomes e Igor Fellipe. A equipe comandada por Cícero Júnior era composta por Rodrigo, Léo Gonçalo, Neto, Thales e Morassi; Lucas Barboza, Bruno Gomes (Léo Murilo) e Sato; Edson Zezão (Emerson Santana), Rudi (Igor Fellipe) e Willian Mococa.
Embora o Athletic tenha começado bem o campeonato, a campanha como um todo foi irregular e o Esquadrão de Aço concluiu a temporada na 7ª colocação, escapando do rebaixamento na última rodada ao vencer o Nacional de Muriaé por 4×3 fora de casa. A estadia do alvinegro no Módulo II foi curta: após o vice-campeonato em 2020, o Athletic Club garantiu o acesso ao Módulo I, obtendo a 8ª colocação em 2021 e se mantendo na divisão para a temporada 2022.