Última rodada da segunda divisão espanhola acontece parcialmente e põe a organização em xeque
Depois de 79 dias de paralisação, a La Liga SmartBank, nome oficial da segunda divisão espanhola, teve sua última rodada marcada para esta segunda-feira, dia 20 de julho. O que começou tranquilo, com uma goleada de 5-1 do Las Palmas sobre o já rebaixado Extremadura (o jogo da foto que ilustra o texto), ganhou contornos dramáticos ao longo da noite espanhola. Uma reportagem do As noticiou que sete jogadores do Fuenlabrada contraíram covid-19 e o clube não poderia jogar sua partida derradeira na competição.
A situação começa a se complicar a partir daqui. O Fuenlabrada havia viajado até A Coruña para jogar contra o Deportivo na partida mais importante da rodada final. O Fuenlabrada começou a rodada em sexto lugar, o último entre os classificados ao play-off que definirá o terceiro acesso. Na outra ponta estava o Deportivo, em 19º lugar, o primeiro entre os quatro rebaixados. Dois deles já haviam caído com algumas rodadas de antecedência, o próprio Extremadura e o Racing Santander.
Sem condições de jogo, com um elenco em isolamento, o natural seria que toda a rodada fosse adiada, para preservar a integridade do elenco prejudicado e para também preservar a integridade desportiva. Sabemos da importância de uma última rodada, de como ela pode definir o sucesso ou o fracasso de um clube, motivações mais que justificadas para que os jogos ocorram todos simultaneamente – ou ao menos aqueles que irão influenciar em acesso, vagas em competições ou rebaixamento. Não foi o que aconteceu.
A pouco menos de uma hora das 10 partidas finais da fase regular da segunda divisão, a La Liga, entidade que organiza as duas divisões profissionais da Espanha, divulgou uma nota. Ela decidiu, em conjunto com a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), adiar a partida entre Deportivo La Coruña e Fuenlabrada, marcada para esta segunda-feira e que aconteceria no Riazor, por “motivos sanitários de força maior”. Só que a nota também reafirmou o acontecimento da última rodada, ao entender que “esta é a solução que melhor protege a saúde dos futebolistas e a integridade global da competição”.
📝🚨⚽️ NOTA OFICIAL DE LALIGA
‼️ Suspendido el Deportivo – Fuenlabrada
"Se disputa el resto de la jornada 42 al entender que es la solución que mejor protege la salud y la integridad global de la competición" pic.twitter.com/v5RTIQBBkZ
— Carrusel Deportivo (@carrusel) July 20, 2020
Soa bem contraditório querer preservar a integridade competição ao deixar um furo desses acontecer. Além do Fuenlabrada já ter viajado à cidade do Deportivo com os casos no elenco, a verdade desportiva fica a ver navios com a clara possibilidade de ambos entrarem em campo sabendo exatamente do que precisam para se salvar ou se classificar aos play-offs. Felizmente, nem todos os clubes quiseram se beneficiar dessa brecha deixada por La Liga. Só faltou a entidade presidida por Javier Tebas concordar com eles.
Rayo Vallecano e Elche, dois rivais diretos do Fuenlabrada na briga por uma vaga nos play-offs de acesso da La Liga SmartBank, soltaram notas declarando que sofreriam uma sanção esportiva caso não entrassem em campo – o Rayo chegou a citar que poderia perder pontos pelo não comparecimento. O Deportivo La Coruña soltou uma nota mais dura, pois, embora concorde com a razão do adiamento do jogo, declarou que isso prejudica sua disputa no término do campeonato e também que irá procurar tomar todas as medidas necessárias para defender os seus interesses.
No fim das contas, o não adiamento fez diferença. Com os resultados abaixo, o Fuenlabrada está a um empate de conseguir a vaga nos play-offs, e mesmo vencendo eles se classificarão em sexto lugar. Ao Depor, só sobrou o rebaixamento, que é o primeiro ao terceiro nível em 40 anos. Huesca e Cádiz já haviam conquistado o acesso, e o título passou às mãos azulgranas após a derrota do Cádiz para o Albacete, que se salvou da queda junto do Lugo e da Ponferradina. O Numancia foi o outro rebaixado à Segunda División B.
Las Palmas 5-1 Extremadura UD
Alcorcón 2-0 Girona
Almería 0-0 Málaga
Cádiz 0-1 Albacete
Elche 2-1 Real Oviedo
Lugo 2-1 Mirandés
Numancia 2-1 Tenerife
Racing Santander 1-2 Rayo Vallecano
Sporting Gijón 0-1 Huesca
Zaragoza 2-1 Ponferradina
Deportivo La Coruña – Fuenlabrada foi adiado