Recomendações da Semana #23
A diáspora e o futebol sueco
A história recente do futebol sueco é marcada pela presença de algumas equipes com raízes em grupos de imigrantes que não tem seu próprio país. Alguns desses clubes chegaram a disputar a primeira divisão local recentemente e tem uma torcida fanática, embora nem sempre numerosa.
O estranho caso de Rafael Scheidt (em inglês)
O bom site When Saturday Comes relembra a passagem do zagueiro Scheidt, ex-Botafogo e Corinthians, pelo escocês Celtic. Apesar das convocações que ele teve para a seleção brasileira, suas atuações não agradaram a torcida dos Hoops.
Clubes sem correlação cromática (em espanhol)
O site espanhol Paladar Negro destaca equipes que utilizam um esquema de cores no escudo e outras cores bem diferentes em seus uniformes. Apesar de estar em outro idioma, o texto é bem direto e não deixa muitas dúvidas de interpretação.
Tímido e precoce: conheça o começo da carreira de Ceni no Sinop
No Última Divisão, Allan Brito destaca a trajetória do mais novo treinador campeão brasileiro na primeira equipe de sua carreira como goleiro, ainda no interior do Mato Grosso. Rogério começou como terceira opção e foi titular no final da campanha do primeiro título de uma equipe do interior do estado.
“O Euro-2000 é o último torneio em que há liberdade para entender o futebol como arte”
Miguel Lourenço Pereira é um escritor português radicado em Madri que lançou recentemente o livro “Sueños de la Euro” (sem versão em português). Ele deu uma entrevista muito interessante ao site português Tribuna Expresso na qual falou sobre os feitos e edições mais marcantes da história da Eurocopa.