Recomendações da Semana #28
Até sempre, Vidal Pinheiro
O Salgueiros era um dos principais clubes do futebol português na década de 1990, participando seguidamente da Primeira Liga e chegando a disputar a Copa da UEFA na temporada 1991-92. Afundado em dívidas, a equipe portense teve que fechar as portas por alguns anos na década de 2000 devido a uma grave crise financeira, o que forçou a venda de seu campo, o Estádio Engenheiro Vidal Pinheiro. O texto do Fair Play destaca muito bem a relação entre o estádio e o tradicional clube português.
A época em que punhalada era uma das faltas mais comuns no futebol
Nem sempre o futebol foi da forma que conhecemos hoje. Muito antes da oficialização das regras, o esporte já existia de uma forma bastante incipiente no Reino Unido, parecendo mais com um ritual de festas do que com um esporte competitivo. Por consequência disso, não era incomum ver lesões mais graves do que as vistas atualmente.
Reação tímida dos clubes brasileiros à data que marca o início da ditadura mostra o que se pode aprender com a Argentina
No GloboEsporte.com, Douglas Ceconello compara a postura de clubes brasileiros e argentinos diante de uma página bastante sombria na história de ambos os países.
Curaçao, a ilha que armou um plano perfeito para chegar à Copa do Mundo de 2022 (em espanhol)
Treinada por Guus Hiddink, a seleção de Curaçao teve um início bastante forte nas eliminatórias da Concacaf. A seleção herdeira das Antilhas Holandesas montou uma equipe bastante forte, com inúmeros nomes que atuam nas ligas europeias, e tem boas chances de alcançar as fases finais da competição.
20 times para ficar de olho na reta final das ligas “lado b” da Europa
A data FIFA que ocorreu no final de março foi a última paralisação antes do final da temporada europeia – isso significa que os campeonatos nacionais entram em sua reta final e não irão mais parar até maio. Enquanto nas principais ligas já sabemos boa parte dos campeões e a chance de novidades é reduzida, vemos outra situação nos campeonatos de segundo nível: vários clubes podem quebrar uma fila de anos longe do primeiro lugar ou das copas europeias. O texto de Leandro Stein para a Trivela joga uma luz nas possibilidades que existem para as equipes de países menos relevantes.