A paixão pelo Juventus da Mooca representada em camisas do clube
Fundado em 1924 por meio da iniciativa de descendentes da colônia italiana na cidade de São Paulo, o Clube Atlético Juventus se consolidou como baluarte de um esporte mais “romântico”, uma oposição às cifras vistas nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Tal situação gerou ao Moleque Travesso a pecha de clube “alternativo” quando sabemos que o Juventus faz parte de nossa cultura futebolística.
Longe da elite do Campeonato Paulista desde 2008, ano em que o clube disputou pela única vez a Copa do Brasil, o Juventus chegou a disputar o Paulista Série A3 no início da década passada e hoje disputa a Série A2, passo mais próximo do “Olimpo” onde se encontram os 16 melhores clubes do estado. Para falar um pouco mais sobre a campanha do Juve, trazemos a palavra de Hamilton Kuniochi, administrador da página Manto Juventino, que possui um blog e perfis em redes sociais. Hamilton falou sobre a atual conjuntura do time grená e também sobre a outra paixão: as camisas.
Até aqui como você avalia o desempenho do Juventus?
A Série A2 do Campeonato Paulista é um torneio muito equilibrado. Nas onze primeiras rodadas disputadas, o Juventus esteve entre as 8 equipes classificadas à segunda fase, 9 vezes. As possibilidades de classificação são claras e a equipe depende unicamente de suas forças.
Percebemos que o time dentro de casa anda muito mal e teoricamente o estádio deveria ser uma arma para a equipe. Você acha que o Rodolfo Crespi ainda traz mais benefícios do que malefícios ao Moleque Travesso?
A campanha dentro de casa não é boa, a equipe vem encontrando dificuldades quando enfrenta os adversários na Javari. Mas acreditamos que seja um fato momentâneo, pois historicamente jogar no Estádio Conde Rodolfo Crespi sempre foi uma vantagem e um fator de preocupação dos adversários. Na Javari, a torcida muito próxima ao gramado sempre será uma aliada do time, e o Juventus deverá contar com o apoio dos torcedores nos próximos dois jogos em casa, que serão em finais de semana.
Como você avalia a atual gestão?
Vivemos um momento de pós-pandemia, em que os clubes, e não somente o Juventus, buscam se reestruturar financeiramente. Os clubes sociais, como o Juventus, sofreram um impacto maior do que os clubes-empresa modelo “SAF”. Apesar das dificuldades, as atividades do clube social estão retornando à normalidade e o futebol luta com chances de classificação à próxima fase.
Se o Juventus subisse para a elite do Paulistão, você acha que conseguiria fazer um campeonato digno?
O Juventus disputou a elite do Paulistão na maior parte da sua história (71 participações). Com um bom planejamento, visando o médio prazo, pode fazer bons campeonatos. Nos primeiros anos, precisa ter como meta a permanência na divisão, se estruturando melhor, para, a partir daí, voltar a ser o Moleque Travesso.
Como surgiu a ideia de criar a página “Manto Juventino”?
O Manto Juventino é um projeto tocado por dois colecionadores de camisas do Juventus e torcedores do Moleque Travesso. Nós criamos inicialmente um blog, 13 anos atrás, com a finalidade de catalogar as camisas que o Juventus utilizou, inspirado em páginas semelhantes de outros clubes. Com o tempo e as pesquisas que realizamos, passamos também a falar da história do clube. Também acompanhamos os jogos e fazemos nossa cobertura dos campeonatos que o Juventus joga. A página migrou para as redes sociais e, posteriormente, para o YouTube. Além disso, também tivemos oportunidade de fazer, com o apoio do próprio Juventus, exposições de camisas, que já se tornaram um evento anual.
Já que sua página remete a camisa da equipe, cite as três camisas mais bonitas em sua opinião do Juventus.
Difícil citar apenas 3. Vamos acabar citando 4: A camisa Adidas grená de 1983 é icônica, e a camisa Finta grená de 2007 também é especial, ambas por serem camisas de duas conquistas: o título brasileiro da Taça de Prata e a Copa Paulista. O modelo Umbro de 2013 é considerado por muitos e por nós também um dos mais bonitos dos últimos tempos, e a nova camisa Kappa branca de 2023 também já merece um destaque.
Para finalizar, para você o que significa torcer para o Moleque Travesso?
O Juventus é um clube quase centenário, e torcer por ele nos traz a sensação de estar também fazendo parte desta história. Torcer para o Juventus é uma grande parte das nossas vidas.
Com quatro rodadas para o final da primeira fase da Série A2, o Juventus ocupa a 10ª colocação, distante um ponto do Taubaté, 8º lugar (limite da zona de classificação ao mata-mata), e quatro à frente do vice-lanterna São Caetano (os dois últimos são rebaixados). O Moleque Travesso recebe a Portuguesa Santista, visita o Monte Azul, recebe o Lemense e fecha a fase inicial fora de casa contra o Grêmio Novorizontino.
Agradecemos ao Hamilton Kuniochi e ao Sílvio pela disponibilidade em nos atender e deixamos a indicação: confiram o interessante trabalho deles no blog e nas redes sociais. Os links estão no decorrer da entrevista.