Estadual FC: Real Brasília
A partir desta segunda-feira (15), o Contra-Ataque apresenta o Estadual Futebol Clube, uma série de textos que serão distribuídos ao longo da semana. Abordaremos a preparação de cinco clubes que disputam no máximo a a elite de seu estado. Alguns tem somente a participação em sua respectiva primeira ou segunda divisão estadual ao longo do ano, enquanto outros tem a possibilidade de jogar a copa estadual em 2021. O terceiro clube da série é o Real Brasília Futebol Clube, sediado no Núcleo Bandeirante, região administrativa da capital federal.
Fundado a partir do antigo Dom Pedro II, o Real Brasília chega em sua quinta temporada sonhando alto. O clube original, fundado em 1996 por membros do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, havia acabado de se sagrar vice-campeão da Segunda Divisão do estadual quando o então presidente decidiu homenagear a pessoa que dava nome ao clube fazendo a mudança para Real FC. A troca para a atual nomenclatura ocorreu somente no final de 2019, estreitando os laços do clube com a cidade.
Desde a primeira troca de nome, o clube teve uma evolução em sua estrutura física. A equipe parou de utilizar o Estádio Vasco Viana de Andrade em 2016 e mandou suas partidas em outros estádios do Distrito Federal até se fixar no Estádio Ciro Machado do Espírito Santo, o popular Defelê, campo que foi utilizado pela equipe homônima na década de 1960. Nesse espaço de tempo, o Real Brasília passou a treinar no CT Park Way, um dos principais do Distrito Federal.
Os resultados apareceram em alguns anos. Após anos na Segunda Divisão, o Real conseguiu se classificar ao mata-mata nas duas primeiras temporadas após o acesso, em 2017 e 2018. Em 2019 e 2020, a equipe chegou nas semifinais do Campeonato Brasiliense, parando em Gama e Brasiliense respectivamente. Para 2021, toda a diretoria tem a expectativa de voos mais altos.
“Desde o dia 7 de janeiro o time vem se preparando com vinte e nove atletas no elenco. É com isso que o treinador Rafael Toledo irá trabalhar. A preparação vem sendo feita no CT Park Way e no estádio do Defelê, na Vila Planalto”, declarou o gerente de futebol Alisson Guirra. A principal contratação do time é o atacante Moisés, de 34 anos, com passagens por Anápolis, Vila Nova e Paysandu.
O elenco é formado pelos seguintes atletas:
Goleiros: Henrique Marchesan, Douglas Pires e Márcio
Laterais: Marcelinho, Gabriel, Kabrine e Gleissinho
Zagueiros: Lídio, Wallace, Léo Fioravanti, João Afonso e Eric
Volantes: Jeison, Gustavo Henrique, Regino, David Manteiga e Pedro Reis
Meias: Carlos Henrique, Marquinho, Índio e Moisés
Atacantes: Luquinha, Gilvan, Mateus, Pedrinho, Rychely, Vinícius, Fellipe Veloso e Erik Gabriel
Embora não tenha vaga garantida na Série D 2021, o Real Brasília ainda possui uma chance considerável de disputar a próxma edição da Copa do Brasil. “O clube vê com bons olhos a possível conquista da Copa Verde pelo Brasiliense, pois se o Brasiliense for campeão ele passa a entrar na terceira fase e o Real Brasília herda a vaga na primeira fase”, comentou Alisson. A Copa do Brasil é uma das competições mais rentáveis do calendário nacional, rendendo no mínimo R$ 540 mil a cada um de seus participantes (valores de 2020).
O Campeonato Brasiliense apresenta um novo regulamento em sua edição de 2021. Na primeira fase, as 12 equipes foram divididas em dois grupos e uma chave jogará contra a outra em turno único. O grupo A é formado por Gama, Luziânia, Real Brasília, Samambaia, Taguatinga e Unaí. O grupo B é formado por Brasiliense, Capital, Ceilândia, Formosa, Santa Maria e Sobradinho. Os quatro melhores de cada grupo avançam e os dois piores de cada chave são rebaixados. O objetivo da Federação do Distrito Federal é reduzir o número de participantes para 10 a partir de 2022.
Na segunda fase, as oito equipes serão divididas em dois quadrangulares, jogando dentro do próprio grupo em turno único. Os dois primeiros de cada chave avançam para a terceira fase, disputada em ida e volta pelos quatro clubes remanescentes. O líder e o vice-líder da terceira fase disputarão a final em dois jogos. Campeão e vice se garantem na Copa do Brasil e na Série D de 2022.
Dados do clube
Real Brasília Futebol Clube
Fundação: 1º de novembro de 2016
Endereço: Setor de Mansões Park Way, quadra 13, conjunto 8, lote 3, Núcleo Bandeirante – Brasília, DF
Estádio: Defelê (1500 lugares)
Site: www.realbrasilia.com.br
Material esportivo: Tolledo Sports