Fotos Para Entender a História do Futebol (1872 – 1950)
Desde meados do século XIX, quando a bola rolou pela primeira vez nos campos da Inglaterra, muitas histórias foram registradas para a eternidade por meio de fotos. Esses registros mostram não só o avanço do futebol, mostram um pedaço da história da humanidade. O Contra Ataque selecionou 15 fotos para acompanhar a história do futebol, confiram:
1 – O primeiro jogo de seleções
Em 1872, um combinado de jogadores representando oficialmente a Inglaterra fez história ao enfrentar um time representando a Escócia entrou pra história como a primeira partida de futebol entre seleções nacionais. Na época o futebol ainda não era um esporte popular, mas o duelo britânico disputado em Glasgow, Escócia, 4000 pessoas em uma tarde fria de outono testemunharam o histórico jogo, que terminou em 0 x 0.
2 – O primeiro negro do futebol brasileiro
Quando o futebol chegou ao Brasil, no fim do século XIX, era restrito a elite e apenas brancos podiam jogar nos times. Em 1900, Migué do Carmo, atleta da Ponte Preta, foi o primeiro negro a entrar em campo no futebol brasileiro. Além da Ponte, outro time foi fundamental para a inclusão racial no futebol: o Bangu, que em 1905 contou com o atleta Francisco Carregal, primeiro atleta negro do futebol carioca.
3 – Inauguração do Centenário
O estádio Centenário de Montevidéu é um dos mais importantes do futebol mundial, construído para a primeira Copa do Mundo em 1930, sua inauguração, quando o Uruguai ganhou de 1 x 0 do Peru.
4 – Primeiro Jogo do Maracanã
Outro importante templo do futebol mundial, o Maracanã teve sua primeira partida disputada no dia 16 de junho de 1950, exatamente uma semana antes da abertura da Copa do Mundo. O estádio, ainda com a construção inacabada recebeu uma partida entre a seleção do Rio de Janeiro ganhou de 3 x 1 da seleção de São Paulo.
5 – O Maracanazo
A Copa do Mundo de 1950, disputada no Brasil, teve uma das maiores dores da história do futebol Brasileiro, o Maracanazo. Na época, o Mundial era decidido por um quadrangular entre os quatro times de melhor campanha e o último jogo foi entre Brasil e Uruguai, as duas seleções de melhor campanha em todo torneio. Cerca de 200.000 torcedores se aglomeraram no Maracanã para ver a partida entre o campeão mundial de 1930 e os donos da casa, que ainda não tinha ganhado nenhuma Copa do Mundo. O Brasil abriu o placar com Friaça, mas o Uruguai virou com Schiaffino e Ghiggia. O episodio deu o segundo mundial ao Uruguai e recebeu o apelido de Maracanazo.