Guia do Campeonato Mineiro Módulo II 2022
Um dos estados mais ricos da federação, Minas Gerais tem a força financeira reproduzida no futebol. Além da competitividade dos clubes da capital, o interior é respeitável, com cidades e equipes bem desenvolvidas. Com a limitação de 12 equipes no Módulo I, muitas camisas tradicionais participam do Módulo II a cada ano. Em parceria com a página Mineiro Módulo II, o Contra-Ataque desenvolveu o Guia do Campeonato Mineiro Módulo II 2022, abordando a preparação dos 12 clubes participantes.
A lista definitiva dos participantes foi acertada somente em fevereiro. O Guarani de Divinópolis foi punido com a perda de três pontos e uma multa de R$ 400,00 após inscrever mais jogadores do que o permitido pelo regulamento específico do campeonato e foi rebaixado para o Campeonato Mineiro Segunda Divisão. O Aymorés se salvou da queda diante de todo este imbróglio.
Pelo segundo ano seguido, a dupla de Juiz de Fora se faz presente no Módulo II. Tanto Tupynambás como Tupi não são os favoritos: Nacional de Muriaé, Betim e Coimbra despontam como alguns dos principais candidatos ao acesso. Outras camisas tradicionais como Uberaba, Democrata de Sete Lagoas e Ipatinga também disputam o campeonato. A certeza é de que teremos um Módulo II competitivo.
Como foi em 2021?
Campeão: Villa Nova
Vice-campeão: Democrata de Governador Valadares
Artilheiro: Joãozinho (Nacional de Muriaé) – 10 gols
Rebaixados para o Módulo II: Boa Esporte e Coimbra
Rebaixados para a Segunda Divisão: Guarani e Serranense
Promovidos para o Módulo II: Uberaba e Varginha
O Módulo II de 2021 foi a primeira competição a ter público desde o início da pandemia de covid-19 – os torcedores voltaram aos estádios a partir da quinta rodada. Dentro de campo, o Villa Nova conquistou o bicampeonato da segundona após vencer o Democrata dentro do Castor Cifuentes por 3×1 na última rodada do quadrangular final. O Nacional de Muriaé, dono da melhor campanha da primeira fase, concluiu o quadrangular na terceira colocação. Além dos três e do Tupynambás, o Betim mostrou um futebol competitivo dentro de campo, mas não conseguiu avançar de fase.
Regulamento
Na primeira fase, as 12 equipes jogam entre si em turno único. Os dois últimos colocados são rebaixados ao Campeonato Mineiro da Segunda Divisão de 2023 e os seis primeiros avançam ao hexagonal final, que será disputado em turno e returno. O líder do hexagonal final ao término das 10 rodadas será declarado campeão e ganhará o acesso ao Módulo I 2023 junto do vice-campeão.
A primeira rodada acontecerá em uma quarta-feira, dia 27 de abril, e é formada por seis partidas:
27/04 – 15h00 – Betim x Democrata de Sete Lagoas (Arena Vera Cruz)
27/04 – 15h00 – Tupynambás x Boa Esporte (Radialista Mário Helênio)
27/04 – 19h00 – Coimbra x Nacional de Muriaé (Castor Cifuentes)
27/04 – 19h00 – Varginha x Uberaba (Melão)
27/04 – 19h30 – Aymorés x União Luziense (Affonso de Carvalho)
27/04 – 19h30 – Ipatinga x Tupi (Ipatingão)
Aymorés
Sport Club Aymorés
Fundação: 17/05/1926
Município: Ubá
Estádio: Affonso de Carvalho (2000 lugares)
Telefone: (32) 99824-3589
Site: scaymores.com.br
Twitter: @scaymores
Instagram: @scaymores
Patrocinadores: Apogeu Rede de Ensino, BetMidas, Colpany Vidros, Empac, Grupo Bom Pastor, Indiana, Mart Minas, Prefeitura de Ubá, Studio 103 e Unimed Ubá
Material esportivo: GSport
Melhor campanha: 10º lugar (2021)
Na temporada passada, o Aymorés foi rebaixado dentro de campo, ficando na 11ª posição com 11 pontos, mas o Guarani de Divinópolis não cumpriu o regulamento da competição ao ultrapassar o limite de jogadores inscritos. O Bugre foi punido pelo STJD com a perda de 3 pontos, o que salvou o Aymorés do rebaixamento.
Nesta temporada, a expectativa é muito grande. O time irá contar com algumas peças do elenco do Democrata GV, que foi campeão do Troféu Inconfidência, além de alguns outros jogadores experientes, sobretudo os atletas com passagem pelo futebol carioca, caso do meia Miguel e dos atacantes Juninho Bolt e Léo Melo. Espera-se que o Aymorés dispute o acesso à primeira divisão mineira.
Elenco
Goleiros: Cássio, Diego e Serjão
Laterais: Adson, Gabriel Neto, Matheus Oliveira, Reinaldo Junior e Weslley
Zagueiros: Alan Ferreira, Matheus Carioca, Paulo Roberto e Rafael Caldeira
Volantes: Alemão, Bambam, Guilherme Eulálio, Michel Elói e Thomás
Meias: Léo Gonçalves e Miguel
Atacantes: Juninho Bolt, Léo Melo, Rael e Thiago André
Treinador: Paulo César Schardong
Betim
Betim Futebol
Fundação: 09/08/2008
Município: Betim
Estádio: Jurandir Elias, Arena Vera Cruz (1834 lugares)
Telefone: (31) 99704-5004
Site: betimfutebol.com.br
Twitter: @betimfutebol_
Instagram: @betimfutebol
Patrocinadores: Betmix Concreto, EFA Alimentação, Espetbet, Grupo Sada, Laborclínica, OralUnic, Plena Alimentos, Rio Claro Pneus, Sada, Supermercados BH e TCM
Material esportivo: BF Sports
Melhor campanha: 3º lugar (2020)
Em 2021, o Betim não atendeu às expectativas da torcida e foi eliminado na primeira fase, concluindo o Módulo II na 5ª posição com 17 pontos. Nesta temporada, a expectativa é que o time lute pelo acesso – com peças experientes e a juventude de alguns jogadores, acredita-se que o Betim vá dar trabalho na competição.
Entre as peças do elenco betinense, destaque para o atacante Vinicius Popó, ex-Cruzeiro, e o goleiro Elisson, que disputou o último Módulo II pelo Ipatinga. Como em quase todo ano, o guerreiro aposta algumas de suas fichas em jogadores rodados. Para esse campeonato, o Betim trouxe o zagueiro Edcarlos, campeão brasileiro com o São Paulo em 2006, o volante Fernando Bob, ex-Fluminense, e o meia Leandro Domingues, com passagens pelo Vitória e uma estadia de nove anos no futebol japonês.
Elenco
Goleiros: Davi Schettini, Elisson, Marlon e Thulio
Laterais: Felippe Borges, Fernandinho, Jhonathan Moc e Ronaldo
Zagueiros: Edcarlos, Felipe Grégory, Gilberto, Jonathan Monteiro e Suéliton
Volantes: Darlan, Fernando Bob e Yuri Naves
Meias: Bruninho, Cleiton, Guilherme Garré, Índio, João Gabriel, Leandro Domingues, Michel Borges e Rocyan
Atacantes: Bambam, Cassiano, Levi e Vinícius Popó
Treinador: Eugênio Souza
Boa Esporte
Boa Esporte Clube
Fundação: 30/04/1947
Município: Varginha
Estádio: Prefeito Dilson Luiz de Melo, Melão (15141 lugares)
Site: boaesporte.com.br
Twitter: @boaesporte1947
Instagram: @boaesporteoficial
Patrocinadores: Fertipar Sudeste, Grupo EP, Grupo Luto Pax, Ki-Pac, Posto Xingu, Prefeitura de Varginha, RG Pinturas e Ubercentral
Material esportivo: Gsport
Melhor campanha: Campeão (2004, como Ituiutaba, e 2011)
O Boa Esporte está de volta ao segundo nível após ser rebaixado do Módulo I em 2021 ao concluir o torneio na 11ª posição. A expectativa é que o time faça o bate-volta e lute pelo acesso. Como ponto positivo, a continuidade do trabalho do técnico Gabardo Júnior, que assumiu a equipe boveta antes da Série D de 2021.
O elenco contará com jogadores que passaram por outros clubes mineiros, como o zagueiro Lula e o atacante Taiberson. A diretoria também apostou em nomes com experiência no futebol do Nordeste, caso do volante Aruá (ex-Salgueiro) e do zagueiro Eduardo Melo (ex-Flamengo de Arcoverde e Porto de Caruaru).
Elenco
Goleiros: Alencar e Murilo Prates
Laterais: Adriel, Alanderson, Arthur, Giovani, Hélder, Marcílio e Neto
Zagueiros: Eduardo Melo, Henrique, Lucas Rafael, Lula e Tiago Dybala
Volantes: Gleissinho, Gomes, Olívio, Raimundinho e Thiago Peralta
Meias: André Lessa, Aruá e Paulo Victor
Atacantes: Dionathã, Edwin Montaño, Gersinho e Taiberson
Treinador: Gabardo Júnior
Coimbra
Coimbra Sports
Fundação: 05/01/1986
Município: Contagem
Estádio: Castor Cifuentes, Alçapão do Bonfim (5299 lugares)
Site: coimbrasports.com.br
Twitter: @CoimbraSpts
Instagram: @coimbraspts
Patrocinadores: Banco BMG, Cedro Mineração, EstrelaBet, Help! Loja de Crédito, Hinova Pay, Info Sistemas, Mason Equipment, MSA Portaria Remota, Restaurante Temperar, Salgados D’Gosto, Supermercados BH e Xodó de Minas
Material esportivo: Bruiser Sports
Melhor campanha: Campeão (2019)
Rebaixado na temporada passada, o Coimbra chega no Módulo II impulsionado pela parceria feita com o Villa Nova. Enquanto o Leão do Bonfim utilizava a estrutura e o elenco da Águia Guerreira de Contagem na boa campanha do Módulo I, o time ganhava entrosamento e experiência. Boa parte das peças que jogaram o Campeonato Mineiro pelo Villa estarão no Coimbra durante o Módulo II, como o zagueiro Anderson Alagoano e o goleiro Glaycon.
O treinador também foi mantido: Cícero Júnior conduziu o Villa Nova ao título do Módulo II em 2021 e foi efetivado no comando do Leão após a saída de Bruno Pivetti. A parceria entre as duas equipes segue forte, já que o Coimbra voltará a mandar seus jogos no Alçapão do Bonfim após cinco anos afastado dos gramados de Nova Lima.
Elenco
Goleiros: Eduardo, Gabriel Souza e Glaycon
Laterais: Fernando, Gabriel Ramos, Maurício Mucuri, Pablo e Ramos
Zagueiros: Anderson Alagoano, Gabriel Ferreira, Renan e Ryan
Volantes: Bruno Ribeiro, Dodozinho, Gustavo Crecci e Jorginho
Meias: Klysman, Matheus Lima e Pedro Rodrigues
Atacantes: Adriano Amorim, Bruninho, Davi, Léo Reis, Souza e Thomasel
Treinador: Cícero Júnior
Democrata de Sete Lagoas
Democrata Futebol Clube
Fundação: 14/06/1914
Município: Sete Lagoas
Estádio: Joaquim Henrique Nogueira, Arena do Jacaré (10066 lugares)
Telefone: (31) 3153-0802
Site: democratajacare.com.br
Twitter: @democratajacare
Instagram: @democratajacare
Patrocinadores: Cooperlíder Proteção Veicular, Espetbet, GDA Negócios, Limpec Tele-Caçambas, Nat Alimentos, OMR Automotive, Sicredi, Supermercados BH e Unimed Sete Lagoas
Material esportivo: Jacaré Sports (marca própria)
Melhor campanha: Vice-campeão (2004)
Após quase ser rebaixado no Módulo II de 2021, o Democrata pode ser visto como uma incógnita: o time pode lutar para não cair, mas também pode brigar pela classificação ao hexagonal final. O Jacaré conta com jogadores experientes, como o zagueiro Carciano e o volante Rafinha, mas também acredita muito na sua base – veremos uma mescla de jogadores jovens e experientes na equipe neste Módulo II.
O treinador é um velho conhecido da torcida: Paulinho Guará, ex-atacante com passagem marcante pelo futebol sueco, comanda o Democrata desde 2018 e tem total identificação com Sete Lagoas, cidade onde nasceu. A sinergia com a cidade também se faz presente no marketing do clube, muito ativo nas redes sociais.
Elenco
Goleiros: Alex, Heithor, Luan e Táles
Laterais: Hítalo, Jean Rodrigues, Luís, Matheus Lima, Neto e Thainler
Zagueiros: Carciano, Cauê, Diego, Laílton e Ulisses
Volantes: Esdras, João Pedro, Juliano Ricardo, Kekeu, Marcelinho, Rafinha e Samuel
Meias: Clever, Cesinha, Fernandinho, Lucas Abreu, Radamés e Tito
Atacantes: Edson Kapa, Falcão e Jeferson
Treinador: Paulinho Guará
Ipatinga
Ipatinga Futebol Clube
Fundação: 21/05/1998
Município: Ipatinga
Estádio: João Lamego Netto, Ipatingão (22000 lugares)
Twitter: @IpatingaOFC
Instagram: @ipatinga_oficial
Melhor campanha: Campeão (2009)
O Tigre do Vale do Aço está em uma situação bastante nebulosa. A equipe ameaçou não jogar o Módulo II pela falta de apoio de empresários locais. Apesar da situação estar resolvida, as expectativas são baixas: os problemas financeiros ainda devem atrapalhar o clube na temporada.
O elenco, ainda em formação, tem nomes experientes como o goleiro Ricardo Vilar, o atacante Thiago Santos e o zagueiro Wellington Reis. O treinador, Jorge Castilho, conduziu o Maringá às semifinais do Campeonato Paranaense no início do ano.
Elenco
Goleiros: Alexandre Azizi, Ricardo Vilar e Tallison
Laterais: Ezio, Manaus e Renan Brainer
Zagueiros: Lucas Sérgio, Pedro Henrique e Wellington Reis
Volante: Marquinhos
Meias: Bruninho, Jefersson Sierra e Tchô
Atacantes: Álan, Fabrício, Juan Harisson, Thiago Santos e Vitor Ruas
Treinador: Jorge Castilho
Nacional de Muriaé
Nacional Atlético Clube
Fundação: 25/12/1927
Município: Muriaé
Estádio: Soares de Azevedo
Twitter: @nacdemuriae
Instagram: @nacionaldemuriae
Patrocinadores: Armazém Pet, Café Donalice, Eureka, Giagio Distribuidora, Imicro, Indiana Drogaria, Maionese D’Casa, Playmídia Agência Digital, Prefeitura de Muriaé, Sicredi e Supermercados BH
Material esportivo: Kickball
Melhor campanha: 3º lugar (2015 e 2021)
Nova temporada e novamente a expectativa em Muriaé é que o Nacional brigue mais uma vez pelo acesso ao Módulo I. Após anos batendo na trave, a torcida e a diretoria esperam subir neste ano. O encorpado elenco conta com peças experientes e importantes – o nome mais conhecido é o meia Ibson, ex-Flamengo e Corinthians.
Outros destaques são o volante Bruno Sena e o atacante Pedrinho, que já jogou pelo clube e recentemente foi campeão do Troféu Inconfidência pelo Democrata de Governador Valadares. O treinador é Augusto César, que passou anos como membro da comissão técnica do Goiás.
Elenco
Goleiros: Douglas Baldini, Guilherme, Jackson e Paulo Vitor
Laterais: Ângelo, Edson Mica, Gabriel Carioca e Thiago Balaio
Zagueiros: Clemente, Fernando Dias, Junior Fell e Taison
Volantes: Bruno Sena, Elizeu, Guilherme Baldanza, João Willian e Maycon Canário
Meias: Ben-Hur, Bruno Nascimento, Fernandinho, Ibson, Jean Natal e Xavier
Atacantes: Elton, Luan Lacerda, Marquinhos do Sul, Pedrinho e Roberto Júnior
Treinador: Augusto César
Tupi
Tupi Football Club
Fundação: 26/05/1912
Município: Juiz de Fora
Estádio: Radialista Mário Helênio (31863 lugares)
Site: www.tupifc.com
Twitter: @TupiFC_Oficial
Instagram: @tupifootballclub
Patrocinadores: ACR Empreendimentos, Duduxo Alimentos e GuaranáMil
Material esportivo: Extreme
Melhor campanha: Campeão (2001)
Tradicional equipe do interior, o Tupi é outra equipe que chega no Módulo II sem grandes expectativas. O elenco conta com uma mescla de jogadores jovens e experientes sob o comando do técnico Ademir Fonseca, campeão do Módulo II com o mesmo Tupi no ano de 2001. Outro nome conhecido da torcida que faz parte do time de 2022 é o meia Hiroshi, que jogou pelo Tupi na Série B em 2016.
Outras boas apostas da diretoria carijó foram no atacante Müller Fernandes, ex-Botafogo PB e Salgueiro, e no lateral-esquerdo Romarinho, ex-Goiânia e Boavista. Parte do elenco é formada por atletas com passagens pelo futebol do Rio de Janeiro, principalmente por equipes das divisões inferiores.
Elenco
Goleiros: Davyd, Diego, João Victor e Matheus Cabral
Laterais: Edwardes Júnior, Gabriel Cassimiro, Jeffinho, Lucas Henrique e Romarinho
Zagueiros: Adriano Alves, Arthur Minota, Emerson Almeida, Juan e Wellyson
Volantes: Daniel, Felipe Pelles, Hiroshi e Rafael Borges
Meias: Fabrício Marabá, Kassinho e Lucas Abreu
Atacantes: Müller Fernandes, Pedro Vitor, Sávio e Willy
Treinador: Ademir Fonseca
Tupynambás
Tupynambás Futebol Clube
Fundação: 15/08/1911
Município: Juiz de Fora
Estádio: Radialista Mário Helênio (31863 lugares)
Twitter: @tupynambas_fc
Instagram: @tupynambasfc
Patrocinadores: Cervejaria São Bartolomeu, Ibis Hotels e Unimed Juiz de Fora
Material esportivo: Extreme
Melhor campanha: Vice-campeão (2018)
Após lutar pelo acesso e chegar ao quadrangular final do Módulo II em 2021, o Baeta chega na atual edição do campeonato sem muitas expectativas. A pouca informação inicial sobre o elenco, que começou tardiamente a preparação para o campeonato, deixa a dúvida da real capacidade do time. O elenco terá o comando do técnico luso-brasileiro Anderson Florentino.
Elenco
Goleiros: Ésio, Juliano e Lucas
Laterais: Igor Pupinski, Thiago Pereira, Vinícius Pedalada e Wesley
Zagueiros: Eduardo, Felipe Alves e Rayan
Volantes: Eric, Fábio, Magrão, Patryck Anderson e Vítor Carré
Meias: Leandrinho e Marcelo Sá
Atacantes: Cléber Pereira, Luan, Lucas Lino, Pablo, Reis e Wellington
Treinador: Anderson Florentino
Uberaba
Uberaba Sport Club
Fundação: 15/07/1917
Município: Uberaba
Estádio: Engenheiro João Guido, Uberabão (11300 lugares)
Twitter: @UberabaSC
Instagram: @uberabasportclub
Patrocinadores: Bahamas, BeMore Suplementos, Click Telecom, Consube Agropecuária, Fraldas Hipopó, Imunize Clínica de Vacinação, Klin Shop, Powerbet e Superkasa
Material esportivo: DDA Malharia
Melhor campanha: Campeão (2003)
Atual campeão da Segunda Divisão após superar Boston City, Manchester e Varginha no mata-mata, o Uberaba chega a 2022 com grandes expectativas. O técnico Bruno Barros foi mantido no cargo e o elenco conta com peças importantes, como o lateral-esquerdo Fernandinho e os zagueiros Davy Einstein e Marquinhos.
Elenco
Goleiros: Elzo, Gabriel Maschieto, Gian e Lucão
Laterais: Fernandinho, Matheus Souza, Samuel Toscas e Usiel
Zagueiros: Davy Einstein, Marquinhos, Martinely e Wellerson
Volantes: Guilherme de Luca, João Paulo, Luis Felipe e Márcio
Meias: Alberto, Andrey, Breninho, Janiel e Marcos Vinicius
Atacantes: Gabriel Esteves, Marcelo, Mateus Oliveira, Nathan Ferreira, Patrick e Vitinho
Treinador: Bruno Barros
União Luziense
União Luziense Esporte Clube
Fundação: 27/11/1973
Município: Santa Luzia
Estádio: Mun. Victor Andrade de Brito, Frimisa (3200 lugares)
Instagram: @uniaoesporteclube.oficial
Patrocinadores: Sada
Material esportivo: Icone Sports
Melhor campanha: 7º lugar (2021)
Com pouquíssimas informações acerca da montagem do elenco para 2022, é bastante difícil traçar um prognóstico do União Luziense. Certo é que os poucos nomes anunciados até o momento são nomes de peso, caso do goleiro Edson (ex-Atlético Mineiro e que esteve no Unaí no início do ano) e do atacante Maikon Leite.
Elenco
Goleiros: Edson, Jordan e Matheus Viana
Laterais: Iury, Júlio César, Luizinho e Michael
Zagueiros: Breno Cézar, Nilo e Samuel
Volantes: Filipe Trindade, George Pitbull e Izaías
Meias: Diego Luís e Wendel
Atacantes: Felipinho, Laércio, Maikon Leite e Pedro Gabriel
Treinador: Gerson Evaristo
Varginha
Varginha Esporte Clube
Fundação: 12/02/1985
Município: Varginha
Estádio: Prefeito Dilson Luiz de Melo, Melão (15141 lugares)
Telefone: (35) 98865-7657
Site: vecvarginha.com.br
Instagram: @varginhaesporteclube
Patrocinadores: Escola de Futebol Bola Preta, Gifix Parafusos, Granja Radiante, IPD Saúde, Minasbet, Minas Gelo, Sacolão da Fartura e Unimed Varginha
Material esportivo: Duson
Melhor campanha: 11º lugar (2006)
Com a base da temporada passada mantida, o VEC deve fazer uma campanha digna de meio de tabela. O elenco irá contar com peças importantes que ajudaram o time a garantir o acesso, como o artilheiro Gabriel Porquinho e o lateral-direito Diego Petrim, além dos novos reforços que chegaram no time. O treinador, Diego Tenuta, é neto do saudoso Telê Santana e filho de Renê Santana, ex-treinador do Mamoré.
Elenco
Goleiros: Rander e Renan
Laterais: Carlinhos e Diego Petrim
Zagueiros: Eduardo, Elivelton, Guilherme, Marinho e Rodolfo Moisés
Volantes: Arthur, Guedes e Yuri
Meias: Felipe Santos, Luiz Eduardo e Ruan Oliveira
Atacantes: Carlos Gabriel, Gabriel Porquinho, Leandrinho e Thales Vitor
Treinador: Diogo Tenuta
Numeralha
Todos os campeões:
Guarani – 3 títulos (2002, 2010 e 2018)
Rio Branco – 3 títulos (1994, 1998 e 2006)
Boa Esporte – 2 títulos (2004 e 2011)
Democrata de Gov. Valadares – 2 títulos (2005 e 2016)
Mamoré – 2 títulos (2000 e 2014)
Social – 2 títulos (1996 e 2007)
Uberlândia – 2 títulos (1999 e 2015)
Villa Nova – 2 títulos (1995 e 2021)
América – 1 título (2008)
Araxá – 1 título (2012)
Coimbra – 1 título (2019)
Ipatinga – 1 título (2009)
Ipiranga – 1 título (1997)
Patrocinense – 1 título (2017)
Pouso Alegre – 1 título (2020)
Tupi – 1 título (2001)
Uberaba – 1 título (2003)
URT – 1 título (2013)
Artilheiros com mais gols em uma só edição:
14 gols – Tico (Mamoré, 2000)
13 gols – Jonatas Paulino (América de Teófilo Otoni, 2009)
13 gols – Jonathan (Guarani, 2010)
13 gols – Eraldo (Social, 2015)
Maiores goleadas:
Patrocinense 8×0 Araxá (11/06/1995)
Atlético Três Corações 7×0 Pouso Alegre (01/06/1995)
Social 7×0 Atlético Três Corações (09/04/2000)
Democrata de Gov. Valadares 7×0 Social (14/03/2016)
SE Patrocinense 7×1 Fluminense de Araguari (05/03/2011)
Jogos com mais gols:
Nacional de Nova Serrana 7×3 Itaúna (16/03/2011)
Fabril 5×4 Social (07/05/2000)
Ipiranga 6×3 Fabril (17/06/2001)
Nacional de Nova Serrana 6×3 Tricordiano (27/02/2011)
Tricordiano 5×4 Uberlândia (19/04/2015)
Clubes que mais vezes participaram:
Uberaba – 19 participações
Araxá – 15 participações
Social – 14 participações
Mamoré e Uberlândia – 13 participações
Ipatinga e Tupi – 12 participações
Atlético Três Corações, Democrata GV, Democrata SL, Nacional de Uberaba e URT – 10 participações
Representação do estado:
65 clubes de 45 municípios já participaram do Módulo II desde 1994
Alfenas, Andradas, Barbacena, Caratinga, Coronel Fabriciano, Extrema, Formiga, Guaxupé, Itabira, Itaúna, Ituiutaba, Manhuaçu, Minas Novas, Montes Claros, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas já tiveram clubes no Módulo II e são municípios atualmente afastados do futebol profissional
Cidades que mais tiveram clubes:
Belo Horizonte – 3 (América, Sete de Setembro e Venda Nova)
Uberlândia – 3 (CAP Uberlândia, Uberlândia e Unitri)
Varginha – 3 (Boa Esporte, Flamengo e Varginha)