Ícone do futebol gaúcho, Sandro Sotilli ganhará um livro

Com 22 anos de carreira e quase 50 de vida, o ex-jogador Sandro Sotilli ganha um livro a partir do próximo final de semana. Ao longo de sua trajetória no futebol profissional, o ex-atacante acumulou passagens por Internacional, Juventude, Chapecoense, mais de 10 clubes do interior gaúcho, futebol chinês e mexicano.
O autor de “Sandro Sotilli: de Rondinha para o mundo” é Leonardo Cantarelli, que já escreveu anteriormente uma obra sobre o ex-mesatenista Biriba e outra sobre a excursão que o Grêmio São-Carlense fez à Europa em 1997. Conhecedor do futebol gaúcho, Leonardo já conhecia Sandro de forma superficial antes de ter a ideia do livro.
“Sempre gostei de escrever e também gosto da história do Sandro. Visitava muito Pelotas e notava que mesmo quem não gostava de futebol sabia quem ele era. Fiz uma entrevista com ele em 2014 e o achei uma pessoa bem bacana; em fevereiro de 2020 eu vi que tinha o contato dele salvo e perguntei se ele tinha um livro. Isso foi ali por fevereiro de 2020, no início da pandemia. No final do ano eu estava trabalhando em uma rádio de Cachoeirinha, entrevistei o Sandro e comentei sobre a ideia do livro. Como não havia ninguém com esse projeto, comecei a escrever”, conta Cantarelli.
Com uma trajetória tão longa no futebol, muitas passagens de Sotilli são desconhecidas do grande público. “Foi bem interessante escrever o livro pois eu já tinha os principais fatos da carreira dele – idolatria no Pelotas, título no Juventude, etc., só era preciso descobrir como foi a passagem dele pelos outros clubes, que às vezes careciam de informações. Consegui material das passagens dele pelo Ta-Guá, Xanxerense, Veranópolis, também tem algumas histórias legais de quando ele morou em Rondinho e Viamão”, relata Leonardo.
Boa parte dos fãs de futebol que não moram no Rio Grande do Sul veem Sandro Sotilli como uma figura mais voltada para o lado humorístico graças à conta que existe nas redes sociais – e que é mantida em parceria com outra pessoa. “O perfil das redes sociais é interessante pois não deixa o Sandro Sotilli cair no esquecimento do público. Ele tem um perfil mais voltado para o interior gaúcho e divulga a cultura local, refletindo a figura do “colono”. É legal valorizar um cara tão importante para o futebol local, o maior artilheiro da história do Campeonato Gaúcho, que fez bastante história nos times de menor porte e é humilde”, destaca o autor.
O livro será lançado nesta sexta-feira na cidade de Rondinha, terra natal do ex-atacante. Posteriormente, a obra que conta a carreira de Sandro Sotilli também será lançada em Pelotas, Vacaria e Porto Alegre. A venda do livro ainda não começou e deve ter início nas próximas semanas, com o valor de R$ 50,00 por unidade.

Datas
Lançamento em Rondinha
Câmara Municipal de Vereadores de Rondinha: Av. Sarandi, 646, Centro, Rondinha – RS
Dia 08/10/2021 (sexta-feira) a partir de 19h30
Lançamento em Pelotas
Churrascaria do Lobão: Av. Bento Gonçalves, 3460, Centro, Pelotas – RS
Dia 09/10/2021 (sábado) a partir de 19h30
Sessão de autógrafos
Lobomania: Parque Dom Antônio Zattera, 300, Centro, Pelotas – RS
Dia 10/10/2021 (domingo) a partir de 11h30
Lançamento em Vacaria
Lancheria Água na Boca: Rua Dr. Flores, 273, Centro, Vacaria – RS
Dia 11/10/2021 (segunda-feira) a partir de 16h
Lançamento em Porto Alegre
Brechó do Futebol: Rua Marquês do Herval, 225, Moinhos de Vento, Porto Alegre – RS
Dia 22/10/2021 (sexta-feira) a partir de 19h30