Número de clubes ativos no Brasil sofre primeira queda em cinco anos

Número de clubes ativos no Brasil sofre primeira queda em cinco anos
Créditos: reprodução/O Liberal

Pela primeira vez nos últimos cinco anos, o futebol brasileiro tem uma queda no número de clubes ativos ao longo de uma temporada. O levantamento feito pela equipe do Contra-Ataque mostra que a temporada 2020, duramente afetada pela pandemia de covid-19, teve 576 equipes ativas, 73 a menos que em 2019 – uma queda de 11%. Essa diminuição ocorreu principalmente por causa do cancelamento de inúmeras divisões inferiores dos estaduais por todo o país.

Os dados foram obtidos da seguinte forma: todas as equipes que disputaram ao menos uma partida oficial em alguma divisão do estadual ou na copa estadual da temporada em questão foram contadas. Não foram levados em conta os clubes rebaixados e que disputaram a divisão inferior na mesma temporada, e equipes que jogaram os campeonatos e as copas estaduais no mesmo ano não foram contadas duas vezes. As equipes B que jogaram alguma divisão inferior entraram na conta – caso do Atlético Mineiro, Grêmio e Internacional B em 2017.

Como acontece desde a virada do século, o estado de São Paulo teve o maior número de equipes em atividade em 2020, com 83 clubes participando de uma das suas quatro divisões. Em seguida veio o Rio de Janeiro, com 48 equipes ativas. Na sequência, vieram Rio Grande do Sul com 35, Minas Gerais com 33 e Pará com 30 equipes. Os estados com menos equipes ativas foram Roraima (cinco clubes), Amapá (seis), Acre (nove) e Paraíba (dez).

O estado da Paraíba foi o que sofreu a maior redução no número de clubes ativos: 56,5% das equipes que disputaram uma das duas divisões do estado não jogaram nada em 2020. Outros estados que passaram por uma grande redução de clubes ativos foram Goiás (51,5%), Rio de Janeiro (27,3%) e Rio Grande do Sul (14,6%).

O número de alguns estados poderia ser maior se a pandemia não tivesse forçado a desistência de algumas equipes. O Rio de Janeiro teve o cancelamento da Série C, deixando cerca de 15 clubes inativos em 2020. A desistência de metade da Segunda Divisão e a não-realização da Terceira Divisão deixaram o estado de Goiás com cerca de 12 equipes inativas em 2020. Outros dez clubes não jogaram na última temporada após o cancelamento da Segunda Divisão paraibana.

Mesmo com as dificuldades financeiras causadas pela pandemia, algumas equipes estrearam no futebol profissional em 2020 (como SKA Brasil, Atlético Amazonense e Fonte Nova) e outras retornaram após muitos anos de inatividade, o caso de clubes como Aymorés de Ubá, Tupan ou Tiradentes PI.

 

Dados gerais

Clique para ampliar a imagem

Para entender a tabela acima: no canto alto à esquerda de cada agrupamento está escrita a temporada que foi considerada para o levantamento. Cada linha corresponde a um estado, e cada coluna correspondente ao número de clubes participantes da divisão/copa estadual. A última coluna é a que agrupa o número de equipes ativas ao longo de um ano. O número total de equipes ativas no Brasil está destacado em verde.

2020: 576 clubes ativos
2019: 649 clubes ativos
2018: 646 clubes ativos
2017: 615 clubes ativos
2016: 605 clubes ativos

João Pedro

Embora não faça nenhum curso relacionado ao jornalismo, vê na escrita de textos uma forma de externar sua paixão sobre o esporte. Esteve por dois anos na equipe de esportes da Rádio do Comércio de Barra Mansa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *