O Brasil Nas Olimpíadas #01

O Brasil Nas Olimpíadas #01

As olimpíadas de Tóquio estão chegando, e para entrar no clima, fizemos uma série para relembrar as seleções olímpicas brasileiras ao longo do século XXI. Como sabemos, as seleções olímpicas são formadas quase totalmente por atletas de até 23 anos de idade, reunindo as principais promessas do país, enquanto alguns nomes caíram no ostracismo, outros vieram a se tornar grandes destaques do futebol nacional, e nessa série recordaremos de um a um.

As primeiras olimpíadas do novo milênio também foram as primeiras a serem disputadas no Hemisfério Sul desde Melbourne, na Nova Zelândia em 1956, agora a tocha olímpica desceu novamente na Oceania, desta vez em Sidney, na Austrália. Ao todo 10.651 atletas de 199 países disputaram 28 modalidades diferentes. O Brasil não ganhou medalhas de ouro, mas garantiu seis pratas e seis bronzes, sendo considerada uma das participações mais dececionantes do país nos jogos, e no futebol não foi diferente.

seleção caiu no grupo D com Eslováquia, África do Sul e Japão e se classificou com duas vitórias e uma derrota para os Bafana-Bafana sul-africanos. Nas quartas de final, enfrentou Camarões liderado por um jovem Samuel Eto’o. Apesar do favoritismo brasileiro, Camarões abriu o placar com um gol de falta de Patrick M’Boma. O Brasil empatou com Ronaldinho, também de falta, e teve um gol anulado, de Fabiano. A partida estava dramática para os dois lados e se agravou ao ir para o Gol de Ouro, o drama camaronês estava ainda maior, pois estava com nove jogadores, após dois serem expulsos no tempo regulamentar, mas mesmo assim, Camarões não se abateu e fez o gol da vitória com Modeste M’bami. O impensável aconteceu, Brasil eliminado após derrota de 2 x 1 para Camarões. A equipe camaronesa viria a ser a medalhista de ouro da competição ao vencer a Espanha na final, já a brasileira amargaria mais uma Olimpíada sem conseguir o tão sonhado ouro.

Os jogadores do Brasil foram:

Helton – Se destacou no Vasco da Gama, time onde jogava quando foi convocado. Se transferiu para o União de Leiria de Portugal e em seguida para o Porto, onde jogou de 2005 até 2016, quando se aposentou, porém retornou a jogar pelo União de Leiria em 2020.

Lúcio – Na época zagueiro do Bayer Leverkusen da Alemanha, viria a se destacar na Alemanha com o Bayern de Munique e depois na Itália com a Internazionale. Após sair da Inter, passou rapidamente pela Juventus e fez passagens apagadas pelo futebol brasileiro e indiano até se aposentar em 2018 com a camisa do Brasiliense/DF.

Fábio Bilica – O zagueiro, na época pertencente ao Venezia da Itália, não obteve uma carreira tão notória. Teve certo destaque no Köln da Alemanha e Fenerbahce da Turquia, desde 2017, passou por diversos clubes brasileiros de menor investimento. Junto com o Helton, é o único jogador ainda em atividade e até junho de 2021, estava no Forte Rio Bananal/ES.

Álvaro – Destaque pelo Goiás, se transferiu para o Atlético Mineiro, onde chamou atenção do futebol espanhol. Passou por Unión Las Palmas, Real Zaragoza e Levante. Retornou ao Brasil em 2008 e no ano seguinte foi contratado pelo Flamengo, campeão brasileiro naquele ano. Após sair do Flamengo, passou por vários clubes até se aposentar em 2018 pelo Tricordiano/MG.

Baiano – Então zagueiro do Altético/MG, conseguiu certo destaque no Santos, mas não teve muito destaque na carreira. Se aposentou em 2018 pelo Real Brasília.

Fábio Aurélio – O lateral-esquerdo começou no São Paulo, onde se destacou bastante, foi para o Valencia da Espanha, onde foi campeão espanhol em duas temporadas. Depois do Valencia, teve uma longa passagem pelo Liverpool e uma curta pelo Grêmio, ambas marcadas por lesões. Se aposentou em 2013 ao sair do tricolor gaúcho.

Ronaldinho Gaúcho – Na época ainda um jovem promissor do Grêmio, se tornou um dos maiores nomes do futebol mundial, campeão da Copa do Mundo de 2002 pelo Brasil, campeão da Champions League pelo Barcelona, da Libertadores pelo Atlético Mineiro e duas vezes melhor jogador do mundo. Se aposentou em 2016 após uma passagem apagada pelo Fluminense.

Fabiano – Na época d sua convocação, era meia da Portuguesa. Depois foi campeão brasileiro de 2002 pelo Santos e fez diversas passagens pelo futebol brasileiro e mexicano. Seu último clube antes de se aposentar foi o XV de Piracicaba, em 2013.

Alex – Surgiu como uma grande promessa do Coritiba, foi campeão da Libertadores de 1999 pelo Palmeiras e no ano seguinte foi transferido para o Parma e emprestado para o Cruzeiro na época de sua contratação. Foi ídolo no Fenerbahce, sendo considerado um dos maiores ídolos da história do clube turco. Se aposentou em 2014 se aposentou pelo Coritiba, seu primeiro clube. Após se aposentar, se tornou comentarista esportivo pela ESPN e atualmente está começando a carreira de treinador.

Mozart – Começou a carreira no Paraná e se destacou pelo Coritiba. Em 2000 se transferiu para o Reggiana da Itália onde ficou até 2005 ao se transferir para o Spartak Moscou. Se aposentou em 2012 após passagem pelo futebol chinês. Atualmente é treinador do Cruzeiro e já treinou equipes como o CSA e Chapecoense.

Fábio Costa – Campeão brasileiro pelo Santos em 2002, se transferiu para o Corinthians em 2005, quando novamente foi campeão brasileiro. Retornou ao Santos e passou pelo Atlético Mineiro e São Caetano, seu ultimo clube.

André Luís – Mais um campeão em 2002 pelo Santos. Passou por Fluminense, Benfica e Olimpique de Marselha. Depois jogou por diversos clubes brasileiros e ganhou o Brasileirão de 2010 pelo Fluminense. Seu último clube foi o Concórdia/SC em 2019.

Marcos Paulo – Apesar de ter sido campeão da Copa América e da Copa das Confederações em 1999 pela seleção principal, não teve uma carreira de muito destaque, mas fez boas passagens pelo Maccabi Haifa de Israel e pela Portuguesa. Se aposentou em 2011 após jogar pelo Fortaleza.

Geovanni – Começou a carreira no Cruzeiro, teve uma rápida, mas regular passagem pelo Barcelona e uma boa passagem pelo Benfica. Após algumas temporadas irregulares, fez um bom campeonato pelo Hull City em 2008. Se aposentou em 2013 após término de contrato com o Bragantino.

Roger Flores – Fez um início de carreira promissor pelo Fluminense e teve boas atuações pelo Benfica, Corinthians, Grêmio e Cruzeiro. Se aposentou pela Raposa e desde então é comentarista esportivo e apresentador do canal SporTV.

Athirson – Começou e se destacou pelo Flamengo e foi contratado pela Juventus. Retornou ao Flamengo e passou por clubes como Cruzeiro, Botafogo e Portuguesa, seu ultimo clube como jogador foi o Duque de Caxias em 2011. Depois disso iniciou carreira de treinador.

Edu – Iniciou a carreira no São Paulo, se transferiu para o Celta de Vigo e depois para o Real Betis, onde se tornou ídolo. Depois de sua saída do Bétis, passou por Internacional, Vitória e Colorado Rapids.

Lucas – Teve um início de carreira muito promissor pelo Botafogo/SP e pelo Athletico Paranaense, quando foi transferido para o Stade Rennes da França. Teve passagens pelo Cruzeiro, Corinthians e pelo futebol japonês. Em 2011 retornou para o Athletico e em 2013 se aposentou após jogar pelo FC Tokyo do Japão.

Theo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *