Times Memoráveis #02 – Uruguai de 2010

Times Memoráveis #02 – Uruguai de 2010
Foto: reprodução/AUF

A Copa do Mundo de 2010 foi uma das melhores dos últimos anos, seja pela nostalgia, pelos elencos, pelos craques ou pela tão famosa Jabulani. A seleção brasileira despontava como a grande favorita pelo bom time que tinha e ótimos jogadores, mas no fim quem foi roubou a cena entre os países da América do Sul foi o Uruguai!

Com um elenco não tão badalado e liderado pela lenda Diego Forlán, a equipe Celeste fez uma boa Copa e chegou até as semifinais quando foi eliminada pela forte Holanda, seleção que havia eliminado o Brasil nas quartas de finais.

Fase de grupos

FOTO: Reprodução/GE

O Uruguai começou a Copa de 2010 com tudo! Em um grupo onde não era a favorita, a equipe jogou um bom futebol e terminou em 1° lugar com sete pontos. México, África do Sul (anfitriã) e França foram os adversários na primeira fase.

Dentro de campo a boa postura da equipe dava resultados, não sofreu nenhum gol e marcou quatro. O ataque era  o principal ponto forte, ao redor do craque Forlán surgia dois bons jovens para o mundo e para a própria seleção, Suarez e Cavani, que seriam em um futuro próximo os principais jogadores de seu país.

Oitavas de Final

Foto: Reprodução/GE

Nas oitavas, o Uruguai enfrentou a Coreia do Sul que tinha uma equipe arrumada. O jogo foi sofrido e só foi definido aos 35min do 2° tempo quando Luis Suarez marcou o seu segundo gol na partida e selava a classificação para as quartas de finais. Suarez não sabia até aquele momento, mas ele seria também o protagonista da partida seguinte contra Gana.

Quartas de Finais

Foto: Reprodução/Trivela

Em um jogo muito disputado contra a fortíssima seleção de Gana, o Uruguai sofria dentro de campo. A seleção africana tinha bons jogadores e aos 45min do 1°T, Muntari abriu o placar. Não demorou muito e quando o 2° tempo retornou, Forlán empatou aos 10min do 2°T.

Na etapa inicial tudo igual, e aí veio a prorrogação, onde Suarez protagonizou um dos lances mais marcantes de Copas do Mundo. Faltando poucos minutos para a partida terminar e ir aos pênaltis, a seleção de Gana conseguiu formar um bom ataque e Gyan, principal jogador de Gana iria marcando o gol da classificação para as semifinais mas viu Luis Suarez tirar o seu gol com as mãos. O resto é história, a cobrança de pênalti foi defendida e o Uruguai eliminou Gana na disputa de pênaltis por 4×2.

Semifinal

Foto: Reprodução/GE

Nas semifinais a Celeste enfrentou a Holanda que havia eliminado o Brasil, mesmo que Forlán tenha feito uma de suas maiores atuações individuais naquela partida, não foi o suficiente para aguentar o conjunto da Holanda e a eliminação veio por 3×2. Os gols do Uruguai foram marcados por Forlán e Maxi Pereira. Sneijder, Robben e van Bronckhorst marcaram para a laranja mecânica.

Disputa do 3° lugar

Foto: Reprodução/GE

Foi por pouco que o pódio não veio, uma derrota de 3×2 para a Alemanha decretou o 4° lugar simbólico para o Uruguai naquela Copa do Mundo de 2010. Um time muito aguerrido que contou com ótimas atuações de importantes jogadores, mas que não foi forte o bastante para bater as gigantes europeias.

Diego Forlán

Foto: Reprodução/ESPN

Quem lembra do Uruguai de 2010, lembra de Diego Forlán. O atacante foi o eleito o melhor jogador daquela copa e não foi à toa, de longe o melhor de sua seleção e um campeonato digno de campeão, marcou 5 gols em 7 jogos. Seu gol contra a Alemanha na decisão do 3° lugar foi eleito o mais bonito da Copa de 2010.

Forlán não era nenhum jovem na época, vinha de ótimas temporadas no Villarreal e Atlético de Madrid. Após a excelente Copa, foi desejado por vários clubes europeus, até que em 2011 foi para a tão sonhada Inter de Milão aos 32 anos, mas não foi bem e sua carreira a partir disso caiu muito e o uruguaio já não conseguia mais ser aquela estrela que foi um dia.

Um time memorável

Foto: Reprodução/Defato

O Uruguai de 2010 fica nas nossas memórias como um time aguerrido e que ousou sonhar, nem sempre é necessário ser campeão para ficar marcado na história.

Pedro Lucas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *