Vestiário FC #10 – Ayacucho

Vestiário FC #10 – Ayacucho

O Ayacucho Futbol Club é uma equipe peruana fundada em 2008 na cidade que dá nome ao clube, capital do departamento que de Huamanga no sul do Peru. O clube foi fundado como Inti Gás Deportes, porém mudou o nome para o atual como uma tentativa de trazer mais identificação com a população local. Além de trazer o nome da cidade, o time passou a adotar em seus uniformes o desenho da cultura Wari, povo pré-Inca que habitava a região entre os séculos IV e XV, como nessa camisa utilizada como titular em 2016, desde então, passaram a usar desenhos Wari em todos os uniformes.

Foto: reprodução/internet

A curta trajetória da equipe é carregada de bons momentos, em 2008, ano de fundação, o então Inti Gás conseguiu o acesso para a primeira divisão após terminar a segunda divisão como vice. Em 2012 veio a primeira participação em competição internacional ao se classificar para a Copa Sul Americana no ano anterior, mas a sofreu a eliminação logo na primeira etapa ao enfrentar o Millonarios. Na ida foi 0 x 0, porém na volta, os colombianos venceram por 3 x 0 em casa. Também participou da Sul Americana em 2013 e 2014.

Em 2020 o Ayacucho viveu seus melhores momentos. Apesar de ter feito uma campanha mediana no primeiro turno, no segundo fez a melhor campanha de seu grupo e enfrentou o tradicional Sporting Cristal na final de turno. No Estádio Nacional de Lima, 1 x 1 no tempo regulamentar. Nas penalidades o Ayacucho venceu por 3 x 2, além do título inédito de turno, conseguiu uma vaga histórica para a Pré-Libertadores. Na semifinal geral voltou a enfrentar a equipe do Cristal, mas dessa vez foi derrotado. Na classificação final, terminou em terceiro lugar, a melhor classificação de sua história.

Na Libertadores enfrentou o Grêmio na fase 2. No jogo de ida em Porto Alegre, o Grêmio goleou por 6 x 1, na volta, outra vitória do Grêmio, mas dessa vez por 2 x 1. Curiosamente, a partida foi disputada no Estádio Olímpico de Athaualpa no Equador devido as restrições de viagens internacionais no Peru por conta da pandemia de Covid-19, então a partida não pôde ser disputada no Ciudad de Cumaná, seu estádio.

Foto: reprodução/Expreso

Theo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *