Vestiário FC #12 – Villa Nova
O Villa Nova Atlético Clube é uma equipe do estado de Minas Gerais, fundada na cidade de Nova Lima (Região Metropolitana de Belo Horizonte). É o segundo time mais antigo de Minas, com 113 anos, somente alguns meses mais novo que o Clube Atlético Mineiro. Com uma história rica e gloriosa, o Villa é o quarto maior time de seu estado, se retirarmos os times da capital, o Leão seria o maior campeão mineiro, com 5 títulos estaduais. A influência da cultura inglesa na equipe é grande, o time foi fundado por ingleses e operários das minas que sempre fizeram parte da história da linda cidade de Nova Lima, as cores do uniforme que são o vermelho e branco se devem a uma homenagem a bandeira da Inglaterra. Já o nome da equipe nada tem a ver com o Aston Villa da Premier League, como muitas pessoas pensam, o Villa carrega em seu nome o antigo nome da sua terra natal, em 1908, quando o glorioso Leão do Bonfim nasceu a cidade de Nova Lima se chamava “Villa Nova de Lima” e daí surgiu o nome de uma das equipes mais tradicionais do estado. Desde 1908 o Villa nunca trocou de nome, de estádio, de cidade, de cores, sempre foi fiel as sua origens. Por muitos anos o Leão foi um pesadelo para os times de Belo Horizonte que sempre tiveram toda a atenção devido a sua localização, com elencos sempre muito aguerridos e destemidos o Villa já chegou a ser em um momento da história o time mais forte de Minas, durante a década de 1930. Outra curiosidade também é de que o clássico entre Villa e Atlético Mineiro era o principal até o que o Palestra Itália/Cruzeiro conseguisse deslanchar com seus inúmeros títulos. Na era profissional o Villa disputou a mesma quantidade de estaduais que o América (87 vezes) e uma a menos que Cruzeiro e Atlético (88 vezes). Com o passar do tempo o Leão do Bonfim foi se apequenando, ficando para trás em termos financeiros, estruturais e entre outros aspectos.
Em 2018 o clube lançou uma camisa em homenagem à seleção brasileira que disputou a Copa do Mundo na Rússia. O motivo? O Villa além de ser um clube brasileiro, foi o primeiro time mineiro a ter jogadores formados no clube que foram convocados para defender a seleção em uma Copa do Mundo, Perácio e Zezé Procópio foram os jogadores convocados, titulares absolutos. Ambos faziam parte do esquadrão que conquistou o estado por 4 vezes seguidas (1932, 1933, 1934, 1935) esse time do Villa é considerado um dos mais fortes da história do futebol mineiro. O Leão também tem outros atletas formados no clube que chegaram a seleção como: Geraldino, Escurinho, Gil e Luizinho.
O craque Zezé Procópio defendeu além do Villa Nova grandes times do futebol brasileiro como Atlético Mineiro, Botafogo, Palmeiras e São Paulo.
Nessa foto podemos observar o jogador Escurinho (último à direita) usando a camisa amarela da seleção ao lado de grandes jogadores como Garrincha.
A camisa também foi lançada comemorando o aniversário do clube na época que completava 110 anos. Ela nunca chegou a ser usada em campo já que no Villa há uma séria tradição quanto as cores da equipe, o vermelho e branco sempre foi usado em todos os 113 anos de existência da equipe. Portanto só se entra em campo uniformes que tenham essas cores como tons principais.