A música e o futebol – parte 1
Neste período de quarentena, a música é um dos principais meios de distração. Não importa o assunto, sempre terá alguma canção falando sobre o tema, e com o futebol não é diferente. Nós do Contra Ataque fizemos uma lista com cinco músicas em que o tema é o nosso querido esporte britânico. A postagem foi dividida em duas partes, a primeira com músicas internacionais.
Domingo Road – Talco
Começamos com a música Domingo Road da banda italiana Talco. A canção fala sobre os 90 minutos de jogo pela visão de um torcedor. O clipe é muito interessante retratando a elitização do futebol e foi gravado no Millerntor Stadium, estádio do St Pauli da Alemanha, conhecido por ser um clube com pautas progressistas e que os membros da banda de Veneza são assumidamente torcedores, tendo homenageado o clube alemão na música “St. Pauli”.
Santa Maradona – Mano Negra
Essa canção da banda francesa Mano Negra homenageando Diego Armando Maradona é uma mistura de tudo um pouco, rock, hip hop, coros de igreja, pedaços de narração do jogo entre Argentina x Inglaterra pelo Mundial de 1986 e cantos de torcida. A música narra os dois gols que Maradona fez contra a Inglaterra e sobre a carreira do argentino. Santa Maradona di Roma o apelido que Maradona recebeu após a partida, sendo um trocadilho com Santa Madonna, Nossa Senhora em italiano.
Como Un Rayo – Ska-P
A banda espanhola Ska-P é do bairro de Vallecas em Madri, mesmo bairro do clube Rayo Vallecano e a canção é um verdadeiro hino para o clube espanhol e a identificação do bairro com o Rayito.
Callejero de Boedo – Callejeros
A banda argentina Callejeros é uma das mais populares da América Latina, suas canções são adaptadas para diversas canções de torcidas. A banda lançou essa música homenageando “Loco”, torcedor do San Lorenzo que foi preso, sua vida na prisão e seu lamento em não poder ver os jogos do seu clube nem ver os gols de Leandro Romagnolli, ídolo da equipe argentina.
You’ll Never Walk Alone – Gerry & The Pacemakers
Essa canção é diferente, pois não fala sobre futebol, mas foi imortalizada graças a ele. Escrita originalmente para uma peça de teatro, foi levada para os estádios na década de 60 pela torcida do Liverpool, a música, que fala sobre lealdade, é cantada por torcidas como Celtic, Ajax, St Pauli, Hellas Verona e Benfica, mas nenhuma se identifica tanto quanto a versão do Liverpool, que se tornou um hino, inclusive estampando o nome da canção no escudo dos Reds.
Créditos da foto: Shaun Botterill/Getty Images