Com as Olímpiadas adiadas, quais jogadores podem ficar de fora?

Com as Olímpiadas adiadas, quais jogadores podem ficar de fora?

Na contemporaneidade, infelizmente, passamos por um período difícil. O Covid-19 tornou-se uma pandemia, impactando todos os continentes do mundo. Muitas medidas vêm sendo tomadas em vários países e por várias organizações de cultura e entretenimento. No esporte não foi diferente. Nesta terça-feira, o COI ( Comitê Olímpico Internacional), e o governo japonês, decidiram pelo adiamento das Olimpíadas. Nesse cenário, entenda como isso pode afetar na Seleção Brasileira.

Como sabemos, somente o futebol possui limite de idade. Os jogadores convocados, devem ter no máximo 23 anos de idade. A FIFA permite apenas 3 jogadores acima dessa faixa etária. Assim, nomes importantes do nosso elenco, nascidos em 1997 , correm o risco de não terem condições de participarem dos Jogos Olímpicos de Tóquio, já que completam 24 anos em 2021. Como podemos ser afetados?

É bem possível que nossa seleção sinta um impacto, já que alguns seriam figurinhas carimbadas. Veja quem são eles:

  • Matheus Henrique: volante do Grêmio, um dos principais jogadores da seleção, revezou a braçadeira de capitão com Bruno Guimarães. Completa 24 anos em Dezembro de 2021.
  • Bruno Guimarães: como citado acima, participava do rodízio de capitães e é um expoente técnico da equipe. Transferido recentemente pro Lyon da França, já mostrou seu cartão de visitas no Velho Continente e seria mais um possível confirmado. Completa 24 anos em Novembro de 2021.
  • Lucas Paquetá: com uma leve queda de rendimento no Milan, perdeu espaço na seleção principal e foi chamado para os jogos preparatórios que seriam realizados nesse mês de Março. Provavelmente ganharia espaço e corre risco de ficar de fora dos selecionáveis com o adiamento. No próximo ano, completa 24 anos em Agosto.
  • Caio Henrique: mostrando um bom futebol no ano de 2019, passando a jogar de vez na lateral esquerda, foi  participativo na campanha da classificação para os Jogos. É mais um jogador que corre o risco de ficar de fora, completando 24 anos em Julho do ano que vem.
  • Ayrton Lucas: é mais um bom lateral esquerdo que a “Seleção Canarinho ” pode perder. Depois de mostrar recursos no Fluminense, transferiu-se para a Rússia, onde foi jogar no Spartak Moscou. Com bons jogos na Europa, foi chamado pra os jogos preparatórios desse mês. Completa 24 anos em Junho de 2021
  • Gerson: em grande fase no Flamengo, voltou da Europa um pouco desacreditado, mas surpreendeu nas campanhas da Libertadores e do Brasileirão, fazendo grandes jogos no time carioca. Teve seu nome especulado até mesmo na seleção de Tite. Se junta a lista de grandes jogadores que correm o risco de ficar de fora devido ao adiamento. Completa 24 anos em Maio de 2021.
  • Maycon: volante de qualidade, maduro, que joga no Shakhtar Donetsk. Na conquista da vaga pra Tóquio, foi importante, entrando em alguns jogos, como no clássico contra a forte seleção da Argentina. Apesar da concorrência na posição, seria um outro possível nome convocado. Irá completar 24 anos em Julho do próximo ano.

Além disso, há o caso de Gabriel Jesus, nome sempre lembrado nas convocações do técnico Tite, mas que teria idade olímpica e vem fazendo grandes jogos pelo Manchester City, ganhando a confiança de Guardiola. Vale mencionar também, outros nomes importantes, que vêm sendo chamado por André Jardine. São eles, os goleiros Lucas Ferri ( do São Paulo ) ,Cleiton ( recém transferido para o RB Bragantino); e os volantes Wendel ( do Sporting, de Portugal) e até mesmo Thiago Maia, também nascido em 1997,conquistou o ouro nas Olimpíadas de 2016, e fez bons jogos no Flamengo nesse ano.

Apesar de toda essa situação, a solução mais cabível seria a abertura de uma exceção por meio do COI e da FIFA, permitindo a convocação de jogadores até 24 anos, exclusivamente em 2021. Essas respostas, saberemos em breve. Neste momento, de certo , apenas o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021. É um momento delicado, por isso faça sua parte, higienize suas mãos e lembre -se : fique em casa!

 

Créditos da Imagem : Lucas Figueiredo/CBF

 

João Victor

O cara que estuda Engenharia, sempre separando um tempo pro futebol. Analisando o esporte do povo brasileiro, não apenas com os olhos, mas principalmente com o coração. Flamenguista doente e chato por natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *