As camisas pesadas passam dificuldade na segunda divisão alemã
Conhecida na Europa pelo equilíbrio e tradição das equipes participantes, a 2. Bundesliga alemã pode ser considerada um dos campeonatos de segunda divisão mais fortes do mundo. Ex-campeões nacionais se juntam a clubes de menor porte que buscam uma chance de ouro na Bundesliga. Apesar da camisa pesada que certas equipes possuem, cinco desses times passam por dificuldades dentro de campo e passam por alguns percalços no campeonato.
O caso do Hamburgo é o mais famoso. Um dos integrantes da primeira edição da Bundesliga em 1963, os Dinossauros ostentaram até 2018 o título simbólico de ser o único clube alemão que nunca havia sofrido um rebaixamento. Após a queda, o Hamburgo sempre esteve brigando pelo acesso, mas nunca terminou a temporada em uma colocação diferente do 4º lugar. No atual campeonato, apesar de ter alcançado a semifinal da Copa da Alemanha, o desempenho não é animador: a equipe ocupa apenas a 7ª colocação e está a nove pontos do 3º colocado, o rival St. Pauli.
O Nürnberg também foi um dos fundadores da Bundesliga. Campeão nacional nove vezes, a última delas em 1968, o clube da Baviera se acostumou com a pecha de time ioiô desde a década de 1990. Embora tenha disputado a segunda divisão em 14 das últimas 30 temporadas, o Nürnberg não deixou de ser uma equipe importante da Alemanha. As campanhas do clube alvirrubro na 2. Bundesliga não costumam ser animadoras, tanto que o time quase foi rebaixado para a terceira divisão há duas temporadas. Na atual edição da segundona, a campanha é mais regular, permitindo que a equipe esteja na luta do acesso, mas ainda num distante 5º lugar.
Outro clube que passou boa parte de sua história recente na 2. Bundesliga é o Hannover 96. As 14 participações consecutivas na Bundesliga entre 2003 e 2016, incluindo duas classificações para a Liga Europa, elevaram o patamar de uma equipe acostumada a jogar a segunda divisão. As campanhas recentes na 2. Bundesliga trouxeram de volta a insegurança que já existiu na torcida dos vermelhos. O péssimo término da temporada 2020-21, com sete derrotas nos últimos nove jogos, já era um presságio do quão sofrida poderia ser a temporada 2021-22. Atualmente na 14ª colocação, o Hannover 96 corre sério risco de disputar o play-off de acesso/rebaixamento com o 3º colocado da terceirona.
Terminar uma temporada com um número muito grande de derrotas também foi um indicativo de que as coisas iam mal para o Schalke 04. Após a paralisação forçada pela pandemia de covid-19, o Schalke 04 perdeu sete dos últimos nove jogos que fez na temporada 2019-20 e viu a chance de classificação à Liga Europa derreter. No campeonato seguinte, o clube de Gelsenkirchen não saiu da zona de rebaixamento ao longo das 34 rodadas da Bundesliga e caiu com apenas 16 pontos obtidos. Atualmente no 4º posto da 2. Bundesliga, o Schalke 04 possui chances reais de ser promovido, mas precisa tomar cuidado com o próprio desempenho. A eliminação para o Munique 1860 na Copa da Alemanha e alguns tropeços sofridos na 2. Bundesliga mostram como o resultado final da temporada dos azuis pode ser comprometido.
Com apenas um ponto somado nos últimos 10 jogos da temporada 2020-21, o Werder Bremen se juntou ao Schalke na lista de rebaixados à 2. Bundesliga na temporada passada. Disputando a segunda divisão pela primeira vez em 40 anos, o Bremen ocupa atualmente a liderança do campeonato, mas perde pontos bobos para equipes do meio e final de tabela. O empate com o Sandhausen nesse domingo, em pleno Weserstadion, diminuiu a distância do Werder para os outros concorrentes na briga pelas vagas de acesso.
O Werder Bremen é o líder com 52 pontos, mas tem na sua cola as equipes do Darmstadt 98 e do St. Pauli com 51. Logo atrás, vem o Schalke 04, com 50 pontos. Presença constante na briga pelo acesso nas últimas temporadas, o Heidenheim ocupa a sexta colocação e está posicionado entre Nürnberg e Hamburgo na classificação. Na parte de baixo, Erzgebirge Aue e Ingolstadt 04 já estão virtualmente rebaixados, mas há uma vaga no play-off – que, além do participante da 2. Bundesliga, certamente envolverá algum clube tradicional da 3. Liga, como Kaiserslautern, Eintracht Braunschweig ou Munique 1860.