Cinco possíveis novidades para a Copa do Mundo de 2022

Cinco possíveis novidades para a Copa do Mundo de 2022
Foto: Twitter / Seleção Canadense

Com os resultados da última Data Fifa, os participantes da Copa do Mundo de 2022 no Catar já estão sendo definidos. Com excessão do país sede, que fará sua estreia em mundiais, até o momento não surgiram muitas novidades entre os já classificados, no entanto, o Contra Ataque listou cinco seleções que podem fazer sua estreia ou reaparecerem após um longo período sem jogarem uma Copa do Mundo.

Canadá

Foto: Twitter / Canadian Soccer Association

Participações em Copas do Mundo: 1
Última participação: 1986

O Canadá vem fazendo uma campanha histórica nas eliminatórias da Concacaf, ao passar da primeira fase com 4 vitórias em 4 jogos se classificou para o octogonal final. Nessa segunda etapa, a invencibilidade continua com 4 vitórias e 4 empates, terminando o primeiro turno da competição como líder. Ainda restam oito rodadas, porém o Canadá precisaria de cinco derrotas para sair da zona de classificação, com uma combinação de resultados bem improváveis, vale lembrar que a CONCACAF tem quatro vagas diretas para a Copa do Mundo e mais uma para a repescagem mundial. O esquadrão liderado pelo técnico inglês John Herdman é fruto da modernização do futebol canadense que nos últimos anos começou a melhorar o futebol local com uma nova liga profissional e com maior investimento nas categorias de base, que já estavam dando bons resultados em anos anteriores. A primeira e única participação dos Canucks em mundiais foi no México, em 1986, quando foi eliminada na fase de grupos ao perder os três jogos.

República Democrática do Congo

Foto: Facebook/Fecofa Officiel

Participações em Copas do Mundo: 1
Última participação: 1974 (com o nome de Zaire)

As eliminatórias africanas são consideradas como uma das mais imprevisíveis devido a seu regulamento com três fases: a primeira com playoffs entre as 28 seleções com menor classificação no ranking da Fifa, a segunda, que é uma fase de grupos com os 14 classificados da primeira etapa mais os 26 melhores rankeados, com apenas o melhor de cada grupo avançado. E por fim, a terceira fase, que os 10 classificados são divididos em cinco chaves disputando mais um playoff de apenas duas partidas, uma de ida e outra de volta, quem passar nos confrontos estará no mundial. A República Democrática do Congo entrou diretamente na segunda fase e se classificou de maneira emocionante com um confronto direto contra o Benin, então lider do grupo, na última rodada e vencer. No entanto, o Congo será julgado por ter feito quatro paradas para substituição na última partida, e caso perca os pontos, o Benin que se classificará.

Benin

Foto – ScoutAfrica

Participações em Copas do Mundo: 0

Apesar de não ter se classificado na segunda fase, Benin poderá avançar devido ao julgamento da República Democrática do Congo. Os Écureuils também entraram diretamente na segunda fase e lideravam o grupo até a última rodada, até serem vencidos pela R.D Congo em um confronto direto. Quem vencer o julgamento, disputará duas partidas e caso se saia melhor nessa terceira melhor, estará no Catar. Independente do resultado dos tribunais, gostaríamos de ver qualquer uma das duas seleções na Copa do Mundo.

Macedônia do Norte

Foto – AFP

Participações em Copas do Mundo: 0

Após se classificar pela primeira vez para uma Eurocopa de 2020, essa pequena nação dos Balcãs ex integrante da Iugoslávia está novamente fazendo história ao se classificar para a repescagem europeia. Em seu grupo terminou em segundo lugar com cinco vitórias, sendo uma delas contra a líder Alemanha, três empates e duas derrotas.

Escócia

Foto – Uefa.com

Participações em Copas do Mundo: 8
Última participação: 1998

A Escócia também se classificou para a repescagem europeia e pode retornar a um mundial após 24 anos. Em seu grupo, venceu sete partidas, empatou duas e perdeu apenas uma, o que custou caro, pois terminou com quatro pontos de diferença para a classificada Dinamarca.

Theo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *