Equipe da quarta divisão, o Leça é a grande surpresa da Taça de Portugal

Equipe da quarta divisão, o Leça é a grande surpresa da Taça de Portugal
Foto: divulgação/Leça FC

Disputada por mais de 150 equipes de todo o país, a Taça de Portugal é a principal competição eliminatória do futebol lusitano. Apesar do formato interessante e que facilita a aparição de zebras, o desnível entre os times da Primeira Liga e das divisões inferiores dificulta o surgimento de alguma surpresa. Contrariando esse prognóstico, o Leça, da freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, superou cinco adversários – três de divisões superiores – e se classificou à fase de quartas de final da prova-rainha do futebol português.

A temporada 2020-21 não foi das mais interessantes para os leceiros. Na Taça de Portugal, o clube alviverde foi eliminado na primeira fase após uma derrota para o Câmara de Lobos. No campeonato, o desempenho dentro de campo foi suficiente para que a equipe obtesse uma vaga na recém-criada Liga 3, nova terceira divisão do futebol lusitano, mas a FPF (Federação Portuguesa de Futebol) revogou a licença do Leça para a competição por dívidas com o fisco. Desta forma, o time acabou relegado ao Campeonato de Portugal.

Na nova temporada, o Leça é um dos 60 clubes a brigar por quatro vagas de acesso na quarta divisão. Com uma missão bastante difícil na liga, a participação na Taça de Portugal poderia ser deixada de lado para que os leceiros pudessem se concentrar na liga, mas não é o que acontece. O sorteio da primeira fase reservou ao Leça uma equipe da Liga 3, o Lusitânia de Lourosa. Com um gol de Miguel Lopes, os alviverdes superaram um clube de divisão inferior e foram pareados com o Pombal, equipe do distrito de Leiria, na fase seguinte. Um triunfo tranquilo por 4×0 assegurou o Leça na terceira fase, a primeira a contar com os clubes da elite.

O clube de Matosinhos não foi feliz no sorteio, que reservou como adversário o Arouca (equipe da Primeira Liga) em um confronto de duas equipes do distrito do Porto na terceira fase. Em partida amarrada, os arouquenses empataram o placar no final dos 90 minutos e a decisão da vaga foi para os pênaltis, com o Leça saindo vitorioso. Na fase seguinte, novamente o Leça recebeu em seu estádio uma equipe da Primeira Liga, desta vez o Gil Vicente – e a classificação veio após uma vitória no tempo normal com gol marcado por Diogo Rosado.

Somente dois clubes do Campeonato de Portugal haviam restado na taça nacional após as quatro primeiras fases, o Leça e o Paredes. Quis o destino das bolinhas que ambas formassem um dos confrontos das oitavas de final. Embora sejam da mesma divisão, a trajetória do Paredes foi mais fácil, pois a equipe eliminou dois adversários dos campeonatos distritais, um da Liga 3 e um da Segunda Liga. Nem por isso se tratava de um adversário despreparado – e isso ficou bem claro no jogo de ontem, disputado em Matosinhos.

Leça Futebol Clube - Taça de Portugal 2021-22
Foto: divulgação/Leça FC

Com presença maciça da torcida no ingrato horário das 14h locais (11h de Brasília), o Leça abriu o placar após um chute inesperado de Nani aos 27 minutos da primeira etapa. Ismael empatou para o Paredes de pênalti aos 41 minutos e o jogo seguiu igualado no placar até o final da prorrogação. Nos pênaltis, brilhou a estrela do goleiro brasileiro Gustavo Galil, formado na base do Tupi e que defende as cores do Leça desde 2018. Após cinco cobranças convertidas para cada lado, Galil defendeu a sétima penalidade do Paredes, cobrada por Ema, e ele mesmo converteu a cobrança da classificação.

Em entrevista ao Zero Zero, Gustavo dividiu a responsabilidade do feito com toda a equipe. “As emoções estão à flor da pele, mas eu não sou herói. Heróis somos todos nós, todo o grupo, todo o staff, nós somos os heróis. Quando chegar o momento de jogar, disputaremos as quartas de final e seja o que Deus quiser”, destacou o goleiro de 25 anos. Gustavo também falou sobre a cobrança decisiva da disputa de pênaltis. “Foi um momento que tinha acabado de defender a segunda penalidade, estava confiante, vi uma certa indecisão no meio campo e com muita personalidade resolvi assumir (a responsabilidade) e pude ser feliz”, concluiu.

Gustavo Galil - Leça FC
Foto: Manuel Araújo/Movephoto

O sorteio da próxima fase ainda não tem data para acontecer. Depois da dramática classificação às quartas de final, a primeira de um time da quarta divisão desde o feito dos Dragões Sandinenses na temporada 1999-2000, o Leça entra em uma pausa de fim de ano e retorna a campo no dia 9 de janeiro, quando visitará o Alvarenga em jogo válido pelo grupo C do Campeonato de Portugal. O Leça lidera o grupo, que também tem outras equipes tradicionais como Salgueiros e Sporting Espinho, com 25 pontos somados em 10 jogos.

Os outros classificados

A quinta fase da Taça de Portugal começou a ser disputada na terça-feira (21), com dois confrontos entre equipes da Primeira Liga. De virada, o Tondela superou o Estoril por 3×1 e foi o primeiro a assegurar sua vaga nas quartas de final. Em Vila Nova de Famalicão, o Portimonense suportou a pressão do Famalicão após ter um jogador expulso e conseguiu levar a decisão da vaga para os pênaltis. Nas grandes penalidades, brilhou a estrela do goleiro iraniano Niazmand, que defendeu uma cobrança e assegurou a classificação dos portimonenses.

Além do Leça, outro clube alviverde que garantiu a classificação na quarta-feira (22) foi o Sporting. Embora tenham sofrido um gol do Casa Pia nos minutos iniciais de jogo, a equipe leonina dominou a partida e virou o placar com gols de Sebastián Coates e Pablo Sarabia. Os outros membros do trio de ferro se enfrentaram hoje (23) e o Porto superou o Benfica após construir uma vantagem de 3×0 nos primeiros 30 minutos de jogo.

O grupo dos oito classificados foi fechado com outros três jogos que aconteceram nessa quinta-feira (23). O Mafra superou o Moreirense por 3×1, o Rio Ave superou a B-SAD nos pênaltis após empatar em 1×1 após 120 minutos e o Vizela venceu o Sporting Braga por 1×0 em jogo com duas expulsões na equipe braguista.

João Pedro

Embora não faça nenhum curso relacionado ao jornalismo, vê na escrita de textos uma forma de externar sua paixão sobre o esporte. Esteve por dois anos na equipe de esportes da Rádio do Comércio de Barra Mansa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *