Os cinco textos mais lidos do Contra-Ataque em 2021
Chega a seu fim nessa sexta-feira, dia 31 de dezembro, o ano de 2021. Um ano que iniciou cercado de incertezas no esporte graças ao calendário extremamente apertado, que basicamente emendou a temporada 2020 com a de 2021. Depois, a dura situação da pandemia de covid-19 em nosso país, que vitimou inúmeras figuras ligadas ao futebol, como treinadores, ex-jogadores e jornalistas. Hoje, podemos ver de forma mais clara uma luz no final desse túnel, e ainda que não tenhamos uma visão cristalina do término dessa situação, podemos ver o final disso tudo cada vez mais próximo.
No segundo ano do Contra-Ataque fizemos uma live, escrevemos sobre novas histórias do futebol nacional e estrangeiro, relembramos casos do passado, fizemos uma série de reportagens, divulgamos livros e camisas, opinamos, apuramos informações e no meio de tudo isso nossa equipe dobrou de tamanho. Não deixamos de entregar um conteúdo de boa qualidade, que pode ser resumido em 104 postagens e 65933 palavras, mesmo em meio às dificuldades inerentes a um site tocado sem dedicação exclusiva de nenhum de seus redatores. Nossa sugestão é que não se atenham a um resumo numérico: trazemos abaixo os cinco textos mais lidos do site ao longo do ano, selecionados cuidadosamente por nossa curadoria mais importante, o público.
Deixamos a vocês, leitores que acompanharam o Contra-Ataque em 2021, nosso muito obrigado por terem nos acompanhado ao longo de um ano bastante intenso e desejamos um feliz ano novo. Também ficam aqui nossos votos de esperança para que 2022 seja um grande ano e contamos com vocês nos novos conteúdos que surgirão no decorrer dos próximos 12 meses.
Equipe Contra-Ataque
João Pedro Lima
Márcio Nassif
Pedro Lucas
Theo Curty
Após anos sem alterações, decreto presidencial define novos critérios de entrada de clubes na Timemania
No mês de setembro, um decreto promulgado pelo Presidente da República modificou as formas de participação dos clubes na Timemania. Com leves alterações e novos critérios que modificam a lista de integrantes do bilhete ao longo dos anos, divulgamos uma possível lista de 80 clubes que fariam parte da Timemania. Apesar do decreto, já se passaram três meses desde a promulgação do mesmo e não houve nenhuma mudança no volante do jogo criado em 2007.
CBF detalha regulamento e fórmula de disputa da Copa do Brasil 2021
Em janeiro, divulgamos o novo regulamento utilizado na Copa do Brasil ao longo da temporada que se encerrou nesse mês. Com uma fase a menos e 92 participantes, a competição originalmente seria disputada entre março e outubro, mas sucessivos adiamentos por razões de saúde e convocação de jogadores por seleções nacionais modificaram a data de realização de cinco das sete fases do torneio.
Estadual FC: Villa Nova
No primeiro texto da série Estadual Futebol Clube, que apresentou no mês de fevereiro a realidade de cinco clubes que só disputaram os torneios promovidos por sua respectiva federação estadual, abordamos a situação do Villa Nova Atlético Clube, equipe pentacampeã mineira e que disputou o Módulo II pela segunda vez em sua história no ano de 2021. A difícil situação do clube no primeiro semestre foi contornada graças a uma parceria com o Coimbra e por fim o título da competição, o primeiro do Leão do Bonfim em 15 anos.
Dez equipes que jogaram a Série B em 1989 com o Brusque e hoje estão inativas
O mês de maio foi marcado pelo início das três principais divisões nacionais. Além da presença de Vasco da Gama, Botafogo e Cruzeiro, a Série B também teve o retorno do Brusque após 32 anos. A Série B de 1989 foi disputada por 96 agremiações – entre elas o Brusque, o Bragantino, o Criciúma e inúmeras equipes que estavam inativas no momento da postagem – 10 desses clubes foram selecionados para compor o texto.
Mesmo com pandemia, número de clubes ativos no Brasil é o maior dos últimos seis anos
No dia 19 de dezembro, divulgamos pela segunda temporada consecutiva um levantamento que destaca o número de equipes ativas no futebol brasileiro ao longo de um ano. Embora não evidencie os problemas causados pela falta de um melhor número de partidas para as equipes de menor porte, ele permite que observemos a evolução do futebol em determinados estados.