Por onde anda o Anzhi Makhachkala?
Na janela de transferências da temporada 2011-2012, um time russo nada conhecido chamou muita atenção pelas várias contratações de peso que estava realizando! Adquirido em 2011 pelo bilionário Suleyman Kerimov, o Anzhi foi de um time pequeno e sem expressão para os holofotes do mundo com a contratação do camaronês Samuel Eto’o, que na época iria receber o maior salário de um jogador de futebol no mundo!
Com a promessa de se tornar uma potência em pouco tempo, Suleyman injetou muito dinheiro na equipe, formando um time sólido em pouco tempo. Vários jogadores famosos chegaram a vestir a camisa amarela nesse breve período da administração de Kerimov no Anzhi, como Lassana Diarra, William, Diego Tardelli, Roberto Carlos, Zhirkov, Denisov, Boussoufa e Samba. Além do elenco, o clube russo também iria contar com um estádio padrão Uefa, que iria ser construído na cidade de Makhachkala.
Até aí tudo bem, uma história muito animadora para um amante de futebol, um time desconhecido, que nunca ganhou nada de expressão de repente vira um clube milionário e recheado de estrelas! O que poderia dar errado?
Dentro de campo o resultado na primeira temporada (2011-2012) foi um 5° lugar no Campeonato Russo, em termos de história do clube, um resultado fantástico, mas se olhar o investimento feito, talvez um pouco decepcionante já que era o time que contava com jogadores que recebiam muito dinheiro e tinha a maior folha da liga! Na segunda temporada o Anzhi terminou a liga no pódio, um bom 3° lugar, mas que mesmo assim não era o suficiente por todo o dinheiro gasto, a Uefa Champions League era o principal objetivo e nunca foi alcançada.
Em 2012-2013 o time chegou a disputar a Uefa Europa League devido ao 5° em 2011-2012 na liga russa. O Anzhi chegou a passar das fases eliminatórias, da fase de grupos, mas caiu nas oitavas para um humilde time do Newcastle!
A temporada 2013-2014 se iniciou e todos esperavam que o Anzhi pudesse finalmente conseguir mostrar para o que veio, mas na verdade o projeto que despontava como um dos mais interessantes da Europa se mostrou um dos maiores fracassos, o dono Suleyman Kerimov sem muitas explicações decidiu vender todas as peças boas do elenco da noite para o dia! A cada dia que se passava, um jogador saía, por um preço mais baixo do que foi comprado, já que Kerimov queria vendas rápidas. O time todo foi desmanchado, se tornando novamente um dos mais fracos da liga.
Suleyman viria a vender o clube em 2016, aos trancos e barrancos a equipe conseguiu se manter na elite russa até 2018, quando foram rebaixados. Mas o pior estava por vir, na temporada 2019-2020 o Anzhi não conseguiu obter a licença de futebol da Federação de futebol russa e se viu de frente com duas opções, jogar a terceira divisão ou declarar falência e deixar de existir.
A diretoria optou por jogar a terceirona, situação que o clube se encontra até hoje, com um time recheado de jogadores jovens! O Anzhi por um breve período foi uma das potências do futebol do país, mas o declínio foi rápido. Não é claro o motivo da decisão estranha de Suleyman em fazer todas aquelas vendas sem uma maior justificativa, os rumores sugerem uma frustração com a falta de resultados expressivos, também há uma vertente onde a piora de sua saúde tenha o fazido perder interesse no clube.
De qualquer forma, o projeto do Anzhi entra na prateleira dos fracassos do futebol, não é em todo lugar que uma potência pode ser fimar, e não é qualquer pessoa que pode fazer com que um clube forme uma equipe forte e rentável por anos, como por exemplo Manchester City, Paris Saint Germain e AS Monaco!