Recomendações da Semana #01
Abrimos de forma oficial uma série de postagens semanais que será feita aqui no Contra-Ataque. Em todas as sextas-feiras, estaremos destacando textos e matérias que os redatores do site leram ao longo da semana e acharam interessante ou fazem o leitor pensar sobre o esporte em si. Por ser uma abordagem generalista, não se assustem caso vejam textos atuais e antigos sobre divisões distintas do futebol ao longo dessa e das próximas postagens.
Invicto em 2020, Bodø/Glimt vai em busca da maior vitória de sua história contra o Milan
O texto pereceu um pouco após a derrota por 3-2 para o Milan na última quinta-feira, válida pela terceira fase qualificatória da Liga Europa, mas ainda merece a leitura. No site da ESPN Brasil, Gustavo Hofman destaca aspectos táticos e históricos do Bodø/Glimt, clube norueguês que nunca foi campeão de seu país e está passando o carro nos rivais, invicto após 18 das 30 rodadas da Eliteserien, com quase 90% de aproveitamento e cuja primeira derrota na temporada ocorreu justamentre contra o Milan.
Após uma boa pesquisa que envolveu os acervos online da Revista Placar e do Diário de Pernambuco, Yuri Casari escreveu para o Maracanazo sobre a longa excursão feita pelo Santa Cruz de Recife no Norte do país durante a II Guerra Mundial. Com muitos empecilhos durante sua realização, a chamada “Excursão da Morte” foi marcada por sua longa duração e o contexto no qual a delegação se envolveu por toda a viagem.
Qual é o Brasileirão que queremos?
No ge.globo, Paulo Vinícius Coelho destaca a qualidade dos jogos das duas últimas rodadas das principais ligas do mundo, diferentes estilos de jogo e a impressão que as ligas estrangeiras passam para quem acompanha futebol no Brasil. Nos faz pensar bastante sobre o que esperamos ver dentro de nossos gramados.
Como um time de colegiais quase eliminou o campeão japonês na Copa do Imperador?
No Última Divisão, Igor Nishikori destacou um fato inusitado que ocorreu há alguns anos na Copa do Imperador, o principal torneio mata-mata do futebol nipônico. Uma equipe formada por jovens atletas jogou de igual para igual com o tradicional Yokohama F. Marinos. Com direito a imagens e vídeos do que poderia ter sido uma das maiores zebras no futebol japonês, o texto está imperdível para quem gosta da imprevisibilidade das competições eliminatórias.
As Copas na televisão brasileira: todos os textos da série especial
Publicada na Trivela durante o período da Copa do Mundo de 2018 e resgatada na última semana, durante o período de comemorações dos 70 anos da TV brasileira, a série produzida por Felipe dos Santos Souza foi dividida em 14 capítulos e pode parecer longa, mas contou com um grande trabalho de pesquisa e tem muitos dados interessantes desde a era do rádio até os tempos atuais que conseguem satisfazer a curiosidade de qualquer leitor.