Recomendações da Semana #20
Platense, a equipe que mais escapou de rebaixamentos na Argentina
Na última segunda-feira (1), o Platense superou nos pênaltis o Estudiantes de Río Cuarto e assegurou a 26ª e última vaga na temporada 2021 do Campeonato Argentino. Retornando após 22 anos, o Tense havia permanecido na elite local por quase um quarto de século e em boa parte de todos esses anos escapou do rebaixamento nas rodadas finais. Algumas das principais histórias foram relatadas nesse texto do Futebol Portenho.
Central e Royal, uma rivalidade que ganhou as páginas da Placar
Uma rivalidade como várias que existem no Brasil: de um lado, um clube com origens mais humildes, proveniente da antiga Rede Ferroviária Federal; do outro, um clube mais “elitizado”, com uma presença bastante forte na sociedade. É assim que podemos definir o clássico entre Central e Royal, ambos do município de Barra do Piraí, no interior do Rio de Janeiro. A grande tensão que envolvia os duelos entre os rivais barrenses virou uma reportagem em uma das primeiras edições da Revista Placar.
Considerada um dos berços do futebol brasileiro, antiga fábrica de Bangu completa 132 anos
O bairro de Bangu é um dos pilares do futebol carioca graças ao tradicional clube que existe ali desde 1904. Idealizado na antiga Fábrica de Tecidos Bangu, o alvirrubro é presença constante no Campeonato Carioca desde seus primórdios. Recentemente, uma corrente de ideias passou a defender que o futebol nasceu naquele bairro muito antes da torcida se reunir e parecer a do Fla-Flu – e talvez até antes de Charles Miller pisar em solo brasileiro.
Entenda o ‘sistema suíço’ que deve revolucionar o formato da Champions
Na ESPN, Leonardo Bertozzi detalha o possível novo regulamento da Liga dos Campeões. O “sistema suíço”, criado pelo zuriquenho Julius Müller, foi utilizado pela primeira vez em 1895 dentro de um torneio de xadrez. Com a existência de elementos como mando de campo e empate no futebol, é provável que a UEFA faça uma adaptação no sistema para que ele possa ser utilizado na principal competição de clubes do Velho Continente.
Técnico do Tigres, Tuca Ferretti coleciona brigas, nunca foi demitido e tem 10 títulos no clube
Mesmo sendo brasileiro, Ricardo Ferretti nunca teve um grande espaço no futebol nacional. Após alguns anos rodando como jogador por Botafogo, CEUB, CSA e Bonsucesso, Tuca foi fazer carreira no México, onde conseguiu relativo sucesso como jogador e como treinador. O atual trabalho no Tigres UANL é digno de aplauso e neste domingo ele terá mais uma oportunidade de mostrar como é o seu trabalho ao público brasileiro.