Vestiário FC #1 – Tosno

Vestiário FC #1 – Tosno

Todo uniforme de futebol carrega um pouco da história do seu clube. São inúmeros os uniformes que ficaram marcados pelo seu histórico, ou pelo seu desenho inusitado, ou simplesmente por sua beleza. Pensando nisso, criamos o Vestiário FC, um quadro onde contamos um pouco da história de um time por meio de seu uniforme. Estrearemos com uma das maiores zebras do futebol europeu dos últimos anos, o FC Tosno da Russia.

Fundado em 2013 na cidade homônima, nos arredores de São Petersburgo, o Tosno teve uma breve, mas marcante trajetória no futebol de seu país. Logo no seu ano de fundação estreou na terceira divisão nacional, onde foi campeão e chegando nas quartas de final da Copa Russa. Logo após subir para a segunda divisão, por pouco não subiu para a primeira, ao terminar em terceiro lugar e depois de terminar no meio da tabela na temporada seguinte, finalmente veio o acesso, era o início de um ano mágico, porém trágico.

Em 2017 a equipe de Leningrado estreou na primeira divisão, porém o destaque dos alvinegros foi outro, a Copa da Rússia. A equipe fez sua estreia vencendo facilmente a equipe do Tyumen fora de casa. Porém nas oitavas de final, o desafio aumentou, após empatar com o Tom Tomsk, a partida foi aos pênaltis, onde o Tosno venceu após chutar sete cobranças e acertar seis.

Nas quartas de final enfrentou o Luch, e podemos dizer que o Tosno deu sorte de jogar essa partida em casa (os jogos da Copa Russa são em partida única), pois caso contrário teria que viajar quase 10 mil km para enfrentar o rival, da cidade de Vladivostok, no extremo leste russo, mas isso é texto para uma outra matéria. Voltando ao que interessa, venceu a equipe do Luch por 2 x 1. Na semifinal, o Tosno teve seu jogo mais difícil, o poderoso Spartak de Moscou e passou no aperto, nas cobranças de pênalti.

Após a difícil semifinal, o Tosno em sua meteórica trajetória chegou no dia mais importante de sua história, a final contra outra zebra, o Avangard Kursk, que disputava a segunda divisão na época. Logo aos 10 minutos do primeiro tempo Aleksei Skvortsov abriu o placar para o Tosno, porém cinco minutos depois, o Avangard empatou com Igor Kireyev. O jogo estava difícil até que Mirzov marcou no final do segundo tempo botando o Tosno na história, sendo campeão da copa nacional com apenas cinco anos de existência. Infelizmente, na época o Tosno estava enfrentando uma crise financeira sem precedentes, causada pela falta de investidores, pelo alto custo de jogar em outra cidade (a equipe jogava em São Petersburgo) e pela baixa adesão de público, inclusive já havia sinalizado que não disputaria a Europa League na temporada seguinte. Infelizmente o conto de fadas não se repetiu na primeira divisão, culminando em seu rebaixamento e consequetimente o fechamento das portas do clube menos de dois meses depois do título mágico.

A camisa em questão foi utilizada em jogo nessa Copa em que a equipe alvinegra foi campeã pelo jogador sérvio Rade Dugalic. A camisa tem inclusive uma “gambiarra” com o patch da Copa sendo colado por cima do da liga para reaproveitar o uniforme. Devido a baixa popularidade da equipe na época, a camisa nunca foi colocada a venda nas lojas, existindo somente os modelos utilizados em jogo, tornando essa peça uma raridade com pouquíssimos exemplares no mundo.

Theo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *